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TIPOS DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS

jul 06, 2017 HELICÓPTEROS 0


Aeronaves de Asas Rotativas

A Federação Aeronáutica Internacional (FAI) estabeleceu uma classificação oficial para os engenhos voadores, incluindo também os satélites artificiais, baseando-se na forma como são obtidas a sustentação e a tração. Desta forma, as aeronaves são classificadas em mais leves, tais como os balões e os dirigíveis, e mais pesadas que o ar, tais como foguetes, aeronaves de asas fixas e aeronaves de asas rotativas. De acordo com a FAI, tem-se os seguintes tipos de aeronaves de asas rotativas:

Autogiros, Giroplano ou Girocópteros

Nos autogiros o rotor produz apenas a sustentação. Para que o rotor gire, é necessário que a aeronave esteja em translação. A tração é obtida por um outro meio, normalmente uma hélice propulsada por um motor alternativo. O autogiro não possui asas. Desta forma, o escoamento de ar, ao passar pelo rotor, fornece a energia necessária à rotação, produzindo sustentação.

Exemplo de um autogiro.

Combinado

O tipo combinado é uma aeronave intermediária entre o helicóptero e um avião. O rotor e a asa geram a sustentação necessária ao voo da aeronave. A tração é obtida por uma hélice, que é propulsada por um motor. O escoamento de ar, ao passar pelo rotor, fornece a energia necessária à rotação, produzindo sustentação.

X-3 da Airbus

Helicóptero

Nos helicópteros o rotor (ou rotores) produz ao mesmo tempo a sustentação e a tração.  A potência é fornecida ao rotor através de uma caixa de transmissão, gerando uma força aerodinâmica R que é perpendicular ao plano de rotação do disco do rotor.  A inclinação desta força R produz duas componentes: a sustentação, que procura equilibrar a força peso, e a tração, que está na direção do vetor velocidade e que impulsiona o helicóptero. O motor, ao fornecer potência ao rotor, gera um torque de reação que deve ser equilibrado pelo rotor de cauda.

 

Helicóptero EC-135

Convertiplano

No convertiplano os rotores, apesar de possuírem diâmetros menores do que um rotor normal de helicóptero gera a sustentação necessária à decolagem e ao pouso vertical da aeronave. Após a decolagem no modo helicóptero (ângulo de 90o), os rotores, que são fixados à extremidade de uma asa fixa, gradativamente se inclinam (modo conversão) até um ângulo de 0o para frente, funcionando a partir desta posição como uma hélice de um avião (modo turboélice), gerando a tração necessária ao deslocamento horizontal.  Durante a fase de transição do vôo pairado para o translado, a sustentação passa pouco a pouco a ser gerada pela asa, à medida que se ganha velocidade.


BA-609 da Bell

Considerações

Dentre estes diferentes tipos de asas rotativas, o helicóptero é a aeronave que apresenta os melhores desempenhos para decolagens e pousos verticais, sendo capazes de movimentarem grandes quantidades de carga útil, com relativa economia de combustível. Entretanto, os desenvolvimentos recentes estão transformando o convertiplano na aeronave de asas rotativas que melhor se adapta a um perfil de vôo delimitado por deslocamentos a grandes distâncias, superiores a 300 km, associado à necessidade de se decolar e pousar em heliportos pontuais.

Partes Constituintes de um Helicóptero:

As figuras a seguir apresentam as principais partes de helicópteros modernos. O estudo detalhado de cada parte e dos sistemas dos helicópteros serão tópicos dos futuros posts que apresentaremos em breve. No momento, trata-se apenas de uma apresentação simplificada dos principais componentes de um helicóptero.

Conjunto rotor principal (pás e cabeça do rotor)

  1. Pás
  2. Cabeça do rotor principal
  3. Motor turboeixo
  4. Transmissão principal
  5. Prato cíclico fixo e rotativo
  6. Bielas de comando de passo
  7. Entrada de ar do motor
  8. Acoplamento motor-caixa de transmissão principal
  9. Eixo de transmissão do rotor de cauda
  10. Radiador de óleo da transmissão

Caixa de Transmissão Principal de um Helicóptero

  1. Coroa
  2. Pinhão
  3. Acoplamento elástico motor-caixa de transmissão
  4. Conjunto epcicloidal e seus satélites

Caixa de Transmissão do Rotor de Cauda de um Helicóptero

  1. Coroa
  2. Eixo de transmissão de potência do motor
  3. Eixo do rotor de cauda

BOEING 737 - VIBRAÇÃO DE MOTORES BIOCOMBUSTÍVEL PARA MOTORES DE AVIÃO

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