jun 27, 2017 AVIÕES, ENGENHARIA, HELICÓPTEROS 0
“Qual a diferença entre um avião e um helicóptero?”
Muita gente costuma se referir aos helicópteros como sendo um avião. Será que isso é verdade? Não é. Aviões e helicópteros são invenções bem diferentes apesar de se tratar de duas aeronaves.
As asas de um avião faz com ele possa voar. Elas são o elemento essencial para gerar a sustentação.
Para voar, precisamos de asas. Nos aviões as asas são bem visíveis e elas ficam bem no meio do avião. Nos helicópteros as asas são rotativas (o rotor principal) dai a grande diferença entre aviões e helicópteros. A ciencia que permite que aeronaves possam voar é chamada de aerondinâmica. As asas são superfícies aerodinâmicas que produzem a sustentação para o voo. Isso é o princípio básico do voo e algo comum para ambos, helicópteros e aviões mas, a forma como a aerodinâmica atua nestas aeronaves é totalmente diferente.
O rotor principal são as asas rotativas de um helicóptero.
Assim o helicóptero não necessita correr para que a sua asa gere força de sustentação com no avião. Isso propicia o voo vertical que só o helicóptero pode fazer. Por outro lado, os aviões são estáveis, fáceis e suaves para controlar durante o voo. Já os helicópteros, não são. Se você desligar os motores e largar os controles, os aviões continuarão a voar, já os helicópteros cairão rapidamente. Logo os helicópteros são instáveis para voar e os aviões são bem estáveis. Pilotos de avião e pilotos de helicópteros são ofícios bem diferentes e não significa que o piloto de um possa pilotar o outro.
Já os aviões requerem longas pistas para decolar e pousar e os helicópteros não. Os helicópteros são aeronaves do tipo VTOL (decolagem e aterrissagem verticais) e vão requerer pouca ou nenhuma pista de decolagem e pouso. Os aviões, com raras exceções, vão requerer grandes pistas para pouso e decolagem e quando são VTOL, usam o bocal dos motores colocado para baixo, para fornecer “empuxo vertical” e não “sustentação”. Isso demanda grande quantidades de potência e logo grande gasto de combustível. Assim são pouco os modelos de aviões do tipo VTOL.
Os aviões também exigem muito menos manutenção em comparação com os helicópteros. Os pilotos automáticos em aviões são bem mais simples e baratos comparados aos de helicópteros que são caros e complicados. Os aviões também não podem pairar, mas os helicópteros podem. No entanto, todos os princípios básicos para o voo aerodinâmico permanecem iguais para helicópteros e aviões.
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