jun 27, 2017 ASSUNTOS TÉCNICOS, OUTROS AVIÔNICOS, REPORTAGENS 0
Como é fornecido TV e internet a bordo dos aviões?
Uma aeronave possui conectividade para transmissão de sinais de TV e Internet de duas maneiras, e isso depende da altitude e rota de voo do avião.
Conectividade de terra para ar
Isso é semelhante à maneira como nos conectamos à Internet via celular. Existem estações terrestres situadas ao longo das principais rotas de voo. Eles usam sistema de retransmissão aéreo-terrestre usando banda ATG de 850 MHz. Ao contrário dos serviços celulares normais, as estações terrestres ATG projetam um sinal direcional para o ar onde os aviões estão, em vez de para baixo, onde os usuários terrestres estão. A aeronave se comunica com as estações terrestres através de uma antena instalada na parte inferior da fuselagem. O equipamento na baía de aviônica da aeronave converte o sinal em WiFi padrão e vice-versa, que é distribuído na cabine do passageiro através de vários WAP (Wireless Access Points) no interior do avião através de pontos de acesso sem fio.
Isto é o que um WAP a bordo de uma aeronave parece. É colocado acima dos bins (maleiros). Dependendo do tamanho da aeronave, os WAP´s são colocados em locais apropriados.
Objetos, corpo humano, movimentos e outras coisas podem interromper as ondas eletromagnéticas e mudar a velocidade do WiFi. Podemos obter uma velocidade de Internet de cerca de 3 Mbps usando esta tecnologia. Com o sistema ATG-4 mais avançado, podemos obter uma velocidade de 10 Mbps. A GoGo Inc. é o maior fornecedor de In Flight Internet via ATG. Eles também têm satélites.
Esta imagem mostra como ATG é instalado ao longo da rota de voo.
O sistema baseado em ATG só pode ser usado em voos que voem acima do solo, de modo que o voo que voe por cima do mar, deve depender de satélites. No ATG, o número de aeronaves conectadas à mesma antena é menos comparado aos satélites, portanto a largura de banda (velocidade) não terá que ser dividida entre pessoas diferentes.
Sistema por Satélite
Usa duas largura de banda:
Isto é basicamente como o modo residencial de TV por satélite, onde você tem que apontar a antena para o satélite e sintonizar para assistir a TV. A aeronave está equipada com um Radome em cima da aeronave e no lado de dentro uma antena direcional.
Radome da antena de TV e Internet
Por baixo do Radome, há também um receptor de GPS que localiza a posição da aeronave em relação ao satélite de TV, e um controlador calcula a direção a qual a antena deve ser girada para apontar para o satélite. Algumas companhias aéreas como a Jetblue oferecem o serviço de TV ao vivo e Internet, que funciona em duas antenas separadas. As companhias aéreas podem escolher entre as antenas de banda Ku / Ka. As antenas Ka Band são mais rápidas do que as antenas de banda KU
Antena de TV e Internet – banda KA
O provedor de serviços ViaSat, atribui a banda KA com seu novo satélite ViaSat-1, que é muito mais poderoso do que os satélites da banda Ku, promete velocidades de até 70 Mbps para cada aeronave. Há apenas um satélite ViaSat de banda Ka em operação, por isso o serviço está limitado aos EUA, no entanto, a ViaSat planeja lançar um segundo satélite Ka-Band em 2016, que abrangerá o Canadá e partes da Europa. Como há apenas um Satélite e o número de aeronaves conectadas é enorme assim, haverá diminuição na velocidade da Internet. No compartimento de eletrônica do avião, existem dispositivos eletrônicos que controlam o sistema da banda Ka. Atua como um servidor a bordo da aeronave. Também há em um painel no cockpit, para os controles da Internet em voo.
Sistema ViaSat para recebimento de sinais de Internet e TV ao vivo a bordo de aeronaves.
No Brasil, somente uma empresa aérea oferece o serviço de TV ao vivo a bordo dos seus aviões. O sistema é oferecido pela Live-TV juntamente com a Sky. O sistema é oferecido pelo satélite da Sky por banda KU.
Fonte: Manish John, Budding Engineer | Aviation Enthusiast | Gamer
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
jun 29, 2017 0
jun 20, 2017 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.