maio 22, 2017 OUTROS AVIÔNICOS 0
Teoria de operação
O objetivo do radar meteorológico instalado a bordo da aeronave é de ajudar o piloto a evitar tempestades violentas e particularmente a turbulência associada a essas tempestades. Já que cada operador normalmente desenvolve procedimentos operacionais específicos para o uso de radar meteorológico, a seguinte informação é apresentada para uso a critério do operador.
As cores na tela indicam a quantidade de precipitação
Detectando a precipitação devida à tempestade, o equipamento de radar pode dar ao piloto uma imagem eletrônica que ele pode interpretar e utilizar. O radar meteorológico pode dizer ao piloto três coisas sobre uma tempestade:
Em alguns sistemas mais recentes, o indicador está realmente no controle e comanda todo movimento da antena. Um circuito no indicador mantém a trajetória de todos os comandos de movimento que foram enviados aos motores da antena. Enquanto o indicador e a antena permanecem sincronizados, o indicador sabe para onde a antena está apontando e pode posicionar a indicação com muita precisão.
Uma vantagem dos sistemas de radar digitais é que o sinal de eco retornado pode ser processado digitalmente e retornos distantes podem ser reforçados em intensidade para compensar a distância. Outro tipo de compensação relacionada com a distância é chamado de STC (“Sensitivity Time Control” – Controle de Tempo de Sensibilidade). Sem ele, tempestades próximas seriam descritas com instensidade anormal. O STC opera reduzindo o ganho do receptor imediatamente depois que o pulso de radar é enviado, de maneira que os ecos de retorno próximos não são amplificados na mesma proporção.
O resultado final deste circuito de compensação é que as tempestades são representadas no indicador numa proporção aproximada às suas intensidades de precipitação reais. Os indicadores coloridos normalmente usam o verde para representar precipitação leve, amarelo para moderada e vermelho para precipitação intensa.
O radar é fundamentalmente um sistema de medição de distância que utiliza o princípio do eco rádio. O termo RADAR é um acrônimo para Radio Detection And Ranging, ou seja, radiodetecção e Medição de Distância. É um método para localização de alvos usando ondas de rádio. O transmissor gera energia de microondas na forma de impulsos. Estes impulsos são então transferidos para a antena onde eles são concentrados num feixe pela antena.
O feixe do radar é muito parecido com o feixe de uma lanterna. A energia é concentrada e irradiada pela antena de tal forma que é mais intensa no centro do feixe, com intensidade decrescente perto da borda. A mesma antena é usada para a recepção e transmissão. Quando um impulso intercepta um alvo, a energia é refletida como um eco, ou sinal de retorno, de volta à antena. A partir da antena, o sinal devolvido é transferido ao receptor e circuitos de processamento localizados na unidade transmissora do receptor. Os ecos ou sinais de retorno são visualizados num indicador.
As ondas de rádio viajam a uma velocidade de 300 milhões de metros por segundo, produzindo assim informação quase instantânea ao ecoar de volta. O alcance do radar é um processo bidirecional que requer 12,36 microssegundos para a onda de rádio ir e voltar para cada milha náutica do alcance do alvo. Conforme o mostrado na ilustração de distância abaixo, leva 123,6 microssegundos para um impulso transmitido de energia do radar ir e voltar de uma área de precipitação 10 milhas náuticas de distância.
Princípio da onda refletida
RADAR moderno onde a antena e o transceptor são integrados.
Na figura abaixo vemos o exemplo de um RADAR Radar Meteorológico de Cores RDR-1400C da Bendix General Aviation com tela dedicada.
Radar Meteorológico de Cores RDR-1400C
Controles operacionais
Seletor de função
OFF | Remove a potência do sistema. |
STBY | O sistema está operacionalmente pronto; não visualizado. |
TEST | Visualiza um padrão de teste sem transmissão, identificado por TEST e RT FAULT. |
ON | O sistema transmite em operação normal. |
STAB OFF | O sistema transmite sem a estabilização da antena; STAB OFF é visualizado. |
Controle da antena
60° | Reduz a varredura da antena de 120° para 60°. |
TILT | Ajusta o ângulo de inclinação da antena. |
Controle do visor
<TRK
TRK> |
Visualiza e move o cursor amarelo de track para a direita ou para a esquerda. O cursor de track desaparece depois de 20 segundos. |
BRT | Ajusta a intensidade da visualização. |
CRS CODE | Seleciona os códigos das estações de BCN. Seleciona OBS-TRK quando estiver sem o modo BCN, e quando estiver sem o modo NAV. |
Seletor de modos primários
(PUSH ON/PUSH OFF) | |
Wx | Seleciona o modo meteorológico, o modo primário de operação (automaticamente selecionado ao ligar). Meteorologia visualizada e Wx aparece na tela. Quando novamente pressionado, o modo meteorológico é removido. Se nenhum botão de outro modo for ativado, o modo Wx permanece. |
WxA | Seleciona o modo de alerta meteorológico fazendo com que os retornos vermelhos pisquem. |
SR1 | Ativa o modo de busca 1; rejeição da reflexão do mar (alcance de 20 milhas ou menos). |
SR2 | Ativa o modo de busca 2; mapeamento com precisão de curto alcance (alcance de 20 milhas ou menos). |
SR3 | Ativa o modo de busca 3; mapeamento normal da superfície. |
BCN FMT | Seleciona o formato do beacon de DO-172 (6 pulsos) ou formato padrão (2 pulsos). Mensagem visualizada na parte superior direita da tela. |
Seletor de modos Secundários
BCN | Seleciona o modo Beacon. Todas as estações estão dentro do alcance e aparece BCN. |
NAV | Seleciona a tela de navegação. Usado apenas com o equipamento opcional. |
LOG | Seleciona a tela de log de voo do equipamento opcional NAV. |
Controle de ganho
SRCH | Ajusta o ganho do receptor do radar quando o modo de busca (search) é selecionado |
BCN | Ajusta o ganho do receptor do beacon quando o modo BCN é selecionado. |
Controle de alcance
RNG (para cima) | A escala de alcance aumenta. |
RNG (para baixo) | A escala de alcance diminui. |
Especificações do sistema
Unidade RT-1401B RT
Frequência: 9375 MHz 5 Xmit/Rec; 9310 MHz BCN REC
Potência de Saída RF: Potência Máxima 10 KW
PRF/Largura do Pulso: Busca de Curto Alcance 720 P.P.S./0,5 s.
Busca e Beacon de Longo Alcance; 240 P.P.S./2,35 s.
Altitude: 50.000 pés
Temperatura: -50°C a + 55°C
Tamanho: L 5 pol. X A 6 1/4 pol. X D13 7/8 pol. (1/2 ATRI)
Peso: 6,6 kg
TSO: C63b
Conjunto Acionamento da Antena DA-1203A
Tamanho do Refletor: Prato Plano de 10 pol., 12 pol. ou 18 pol.
Ângulo de Varredura: 120° ou 60°
Ângulo de Inclinação: 15°
Precisão de Estabilização: 1°
Altitude: 50.000 pés
Temperatura: -50°C a +55°C
Tela do Indicador IN 2025B
Tipo e Tamanho da Tela: Full color CRT; 4,34 pol. X 3,33 pol.
Armazenamento: Memória Digital
Modos de Visualização:
MODOS Meteorológico/Busca: Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.
Modos Beacon; BCN apenas, BCN com NAV e/ou Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.
Modos OBS-TRK; Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.
Alfanuméricos: Modo, Marcas da Escala de Alcance, Código Beacon, Checklists das Informações de Navegação e Caderneta de Vôo.
Máximo Alcance: Antena 10 pol.; 185 nm
Antena 12 pol.; 240 nm
Antena 18 pol.; 322 nm
Alcance Mínimo de Tracking: 200 jardas
Alcance da Tela/Marcas da Escala de Alcance:
0,5/0,125, 1,0/0,25, 2,0/0,5nm,
5,0/1,25nm, 10/2,5nm, 20/5nm,
40/10nm, 80/20nm, 160/40nm,
240/60nm
Altitude: Para 20.000 pés despressurizado.
Temperatura: -15°C a +55°C.
Alfanumérico do sistema
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• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
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