maio 23, 2017 AVIÔNICOS, OUTROS AVIÔNICOS 0
DME – EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO DE DISTÂNCIA
Na operação do DME, pares de pulsos são emitidos da aeronave (interrogação) num espaçamento específico e são recebidos na estação em terra. A estação em terra (transponder) transmite então os pares de pulsos de volta à aeronave com um retardo de 50 s e no mesmo espaçamento de impulso mas numa freqüência diferente. O tempo necessário para o trajeto de ida e volta desta troca de sinal é medido na unidade de DME a bordo e é traduzido em distância (milhas náuticas) da aeronave à estação em terra.
Diagrama bloco de funcionamento de um sistema DME
Operando na linha de visada principal, o DME fornece informações de distância com um grau muito elevado de precisão. Sinais precisos podem ser recebidos em distâncias superiores a 200 NM em altitude de linha de visada com uma precisão superior a 1/4 de milha ou 2% da distância, o que for superior. A informação de distância recebida do equipamento de DME é a distância de ALCANCE OBLÍQUO e não a distância horizontal real.
Medida de distância pelo DME
O DME opera em frequências do espectro de UHF entre 962 e 1213 MHz. A aeronave equipada com VOR deve ter unidades de DME e de VOR separadas, instaladas a bordo. As instalações de navegação VOR/DME, ILS/DME estabelecidas pela FAA fornecem informações de curso e distância de componentes localizados sob um plano de captura de frequência.
Estação típica de DME
A aeronave que recebe equipamento que prevê a seleção de DME automática, garante a recepção de informação de distância e azimute de uma fonte comum sempre que as instalações VOR/DME, ILS/DME e LOC/DME designadas forem selecionadas. As instalações VOR/DME, ILS/DME e LOC/DME são identificadas por identificações sincronizadas que são transmitidas numa base de divisão de tempo. A parte VOR ou LOCALIZER da instalação é identificada por um tom de código morse modulado em 1020 Hz ou por uma combinação de código e voz. O DME é identificado por um tom codificado modulado em 1350 Hz. A identificação codificada de DME é transmitida uma vez para cada quatro vezes que a identificação codificada de VOR é transmitida. Onde a identificação de voz e código de VOR for utilizada, a identificação de código de DME será transmitida uma vez para cada três vezes que a identificação de VOR for transmitida (em algumas instalações, a identificação codificada de VOR e DME é completada com a identificação de voz de VOR transmitida continuamente no fundo).
Quando o VOR ou o DME está inoperante, é importante reconhecer qual identificador é mantido para a instalação em operação. Uma identificação codificada simples transmitindo uma vez a cada 37 1/2 seg. indica que apenas o DME está operante. A ausência de identificação A/V a cada 37 1/2 seg. indica que apenas o VOR ou o LOCALIZER está inoperante. Algumas estações em terra DME podem transmitir o identificador uma vez a cada 30 segundos. A aeronave que recebe equipamento que prevê seleção de DME automática, garante a recepção de informação de distância e de azimute de uma fonte comum sempre que as instalações de navegação VOR/DME e ILS/DME designadas forem selecionadas. Os pilotos são avisados para desprezar todas as informações de distância do equipamento de DME selecionado automaticamente sempre que as instalações VOR ou ILS, que não têm o dispositivo DME instalado, estiverem sendo utilizadas para determinação de posição.
DME BENDIX KN-53
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