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RADAR – RADIO DETECTION AND RANGING

maio 22, 2017 OUTROS AVIÔNICOS 0


Teoria de operação

O objetivo do radar meteorológico instalado a bordo da aeronave é de ajudar o piloto a evitar tempestades violentas e particularmente a turbulência associada a essas tempestades. Já que cada operador normalmente desenvolve procedimentos operacionais específicos para o uso de radar meteorológico, a seguinte informação é apresentada para uso a critério do operador.


As cores na tela indicam a quantidade de precipitação

Detectando a precipitação devida à tempestade, o equipamento de radar pode dar ao piloto uma imagem eletrônica que ele pode interpretar e utilizar. O radar meteorológico pode dizer ao piloto três coisas sobre uma tempestade:

  1. A distância em relação a aeronave;
  2. Rumo relativo em relação à aeronave;
  3. Intensidade relativa da precipitação.
  1. A distância é calculada com muita precisão da mesma maneira que um DME faria. Uma interrogação ou um impulso de radar é transmitido do equipamento de radar. O receptor é então acionado e o tempo transcorrido antes que um eco retorne da tempestade é medido. Como no DME, o impulso de radar viaja na velocidade da luz, de maneira que mesmo um sinal de tempestade distante será recebido dentro de alguns milissegundos. O tempo transcorrido é convertido em distância e indicado por um indicador de radar.
  1. O rumo relativo de um sinal de tempestade em relação à aeronave é conhecido por que a antena varre continuamente de um lado a outro. O indicador está estritamente conectado com este movimento. Em alguns sistemas, um motor move a antena e um circuito de antena informa ao indicador a posição da antena em qualquer momento.

Em alguns sistemas mais recentes, o indicador está realmente no controle e comanda todo movimento da antena. Um circuito no indicador mantém a trajetória de todos os comandos de movimento que foram enviados aos motores da antena. Enquanto o indicador e a antena permanecem sincronizados, o indicador sabe para onde a antena está apontando e pode posicionar a indicação com muita precisão.

  1. A intensidade da precipitação é determinada por diversos fatores. Primeiro, quanto mais forte é o sinal de retorno, mais intensa é a apresentação na tela. Segundo, o nível de intensidade pode ser modificado para mais ou menos a fim de compensar a grande atenuação do sinal devido à distância. Ou seja, se o impulso de radar tem que percorrer uma longa distância para e a partir do núcleo da tempestade, ele será consideravelmente atenuado por esta distância e o eco retornado será muito fraco, mesmo se a tempestade for realmente muito grande.

Uma vantagem dos sistemas de radar digitais é que o sinal de eco retornado pode ser processado digitalmente e retornos distantes podem ser reforçados em intensidade para compensar a distância. Outro tipo de compensação relacionada com a distância é chamado de STC (“Sensitivity Time Control” – Controle de Tempo de Sensibilidade). Sem ele, tempestades próximas seriam descritas com instensidade anormal. O STC opera reduzindo o ganho do receptor imediatamente depois que o pulso de radar é enviado, de maneira que os ecos de retorno próximos não são amplificados na mesma proporção.

O resultado final deste circuito de compensação é que as tempestades são representadas no indicador numa proporção aproximada às suas intensidades de precipitação reais. Os indicadores coloridos normalmente usam o verde para representar precipitação leve, amarelo para moderada e vermelho para precipitação intensa.

Princípios do radar

O radar é fundamentalmente um sistema de medição de distância que utiliza o princípio do eco rádio. O termo RADAR é um acrônimo para Radio Detection And Ranging, ou seja, radiodetecção e Medição de Distância. É um método para localização de alvos usando ondas de rádio. O transmissor gera energia de microondas na forma de impulsos. Estes impulsos são então transferidos para a antena onde eles são concentrados num feixe pela antena.

O feixe do radar é muito parecido com o feixe de uma lanterna. A energia é concentrada e irradiada pela antena de tal forma que é mais intensa no centro do feixe, com intensidade decrescente perto da borda. A mesma antena é usada para a recepção e transmissão. Quando um impulso intercepta um alvo, a energia é refletida como um eco, ou sinal de retorno, de volta à antena. A partir da antena, o sinal devolvido é transferido ao receptor e circuitos de processamento localizados na unidade transmissora do receptor. Os ecos ou sinais de retorno são visualizados num indicador.

As ondas de rádio viajam a uma velocidade de 300 milhões de metros por segundo, produzindo assim informação quase instantânea ao ecoar de volta. O alcance do radar é um processo bidirecional que requer 12,36 microssegundos para a onda de rádio ir e voltar para cada milha náutica do alcance do alvo. Conforme o mostrado na ilustração de distância abaixo, leva 123,6 microssegundos para um impulso transmitido de energia do radar ir e voltar de uma área de precipitação 10 milhas náuticas de distância.


Princípio da onda refletida

RADAR moderno onde a antena e o transceptor são integrados.

Na figura abaixo vemos o exemplo de um RADAR Radar Meteorológico de Cores RDR-1400C da Bendix General Aviation com tela dedicada.

Radar Meteorológico de Cores RDR-1400C

Controles operacionais

Seletor de função

OFF Remove a potência do sistema.
STBY O sistema está operacionalmente pronto; não visualizado.
TEST Visualiza um padrão de teste sem transmissão, identificado por TEST e RT FAULT.
ON O sistema transmite em operação normal.
STAB OFF O sistema transmite sem a estabilização da antena; STAB OFF é visualizado.

Controle da antena

60° Reduz a varredura da antena de 120° para 60°.
TILT Ajusta o ângulo de inclinação da antena.

Controle do visor

<TRK

TRK>

Visualiza e move o cursor amarelo de track para a direita ou para a esquerda. O cursor de track desaparece depois de 20 segundos.
BRT Ajusta a intensidade da visualização.
CRS CODE Seleciona os códigos das estações de BCN. Seleciona OBS-TRK quando estiver sem o modo BCN, e quando estiver sem o modo NAV.

Seletor de modos primários

(PUSH ON/PUSH OFF)
Wx Seleciona o modo meteorológico, o modo primário de operação (automaticamente selecionado ao ligar). Meteorologia visualizada e Wx aparece na tela. Quando novamente pressionado, o modo meteorológico é removido. Se nenhum botão de outro modo for ativado, o modo Wx permanece.
WxA Seleciona o modo de alerta meteorológico fazendo com que os retornos vermelhos pisquem.
SR1 Ativa o modo de busca 1; rejeição da reflexão do mar (alcance de 20 milhas ou menos).
SR2 Ativa o modo de busca 2; mapeamento com precisão de curto alcance (alcance de 20 milhas ou menos).
SR3 Ativa o modo de busca 3; mapeamento normal da superfície.
BCN FMT Seleciona o formato do beacon de DO-172 (6 pulsos) ou formato padrão (2 pulsos). Mensagem visualizada na parte superior direita da tela.

Seletor de modos Secundários

BCN Seleciona o modo Beacon. Todas as estações estão dentro do alcance e aparece BCN.
NAV Seleciona a tela de navegação. Usado apenas com o equipamento opcional.
LOG Seleciona a tela de log de voo do equipamento opcional NAV.

Controle de ganho

SRCH Ajusta o ganho do receptor do radar quando o modo de busca (search) é selecionado
BCN Ajusta o ganho do receptor do beacon quando o modo BCN é selecionado.

Controle de alcance

RNG (para cima) A escala de alcance aumenta.
RNG (para baixo) A escala de alcance diminui.

Especificações do sistema

Unidade RT-1401B RT

Frequência: 9375 MHz 5 Xmit/Rec; 9310 MHz BCN REC

Potência de Saída RF: Potência Máxima 10 KW

PRF/Largura do Pulso: Busca de Curto Alcance 720 P.P.S./0,5 s.

Busca e Beacon de Longo Alcance; 240 P.P.S./2,35 s.

Altitude: 50.000 pés

Temperatura: -50°C a + 55°C

Tamanho: L 5 pol. X A 6 1/4 pol. X D13 7/8 pol. (1/2 ATRI)

Peso: 6,6 kg

TSO: C63b

Conjunto Acionamento da Antena DA-1203A

Tamanho do Refletor: Prato Plano de 10 pol., 12 pol. ou 18 pol.

Ângulo de Varredura: 120° ou 60°

Ângulo de Inclinação: 15°

Precisão de Estabilização: 1°

Altitude: 50.000 pés

Temperatura: -50°C a +55°C

Tela do Indicador IN 2025B

Tipo e Tamanho da Tela: Full color CRT; 4,34 pol. X 3,33 pol.

Armazenamento: Memória Digital

Modos de Visualização:  

MODOS Meteorológico/Busca: Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.

Modos Beacon; BCN apenas, BCN com NAV e/ou Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.

Modos OBS-TRK; Wx, WxA, SR1, SR2, SR3.

Alfanuméricos:      Modo, Marcas da Escala de Alcance, Código Beacon, Checklists das Informações de Navegação e Caderneta de Vôo.

Máximo Alcance:     Antena 10 pol.; 185 nm

Antena 12 pol.; 240 nm

Antena 18 pol.; 322 nm

Alcance Mínimo de Tracking: 200 jardas

Alcance da Tela/Marcas da Escala de Alcance:

0,5/0,125, 1,0/0,25, 2,0/0,5nm,

5,0/1,25nm, 10/2,5nm, 20/5nm,

40/10nm, 80/20nm, 160/40nm,

240/60nm

Altitude: Para 20.000 pés despressurizado.

Temperatura: -15°C a +55°C.

Alfanumérico do sistema


MANUTENÇÃO DE AERONAVES, O QUE É? ILS

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• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.

• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.

• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.

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