Site de Cursos de Aviação

Novidades

  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-350 B; BA; B2 ou B3 (ESQUILO)
  • CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N
  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-365 N2 / N3
  • Home
  • HOME
    • A EMPRESA
    • QUEM SOMOS
  • AERONAVES
    • AVIÕES
    • HELICÓPTEROS
    • DEFESA
    • FABRICANTES
    • COMPANHIAS AÉREAS
    • MUSEU DA AVIAÇÃO
  • CÉLULA & GMP
    • SERVICING
    • ENGENHARIA MECÂNICA
    • SISTEMAS DIVERSOS
    • MOTOR & HÉLICE
    • REQUISITOS REGULATÓRIOS
    • DESENVOLVIMENTO SOCIAL
  • AVIÔNICOS
    • EWIS & DIAGRAMAS
    • ENGENHARIA ELETROELETRÔNICA
    • PILOTO AUTOMÁTICO
    • CENTRAL DE MANUTENÇÃO
    • COMPUTADORES DE BORDO
    • OUTROS AVIÔNICOS
  • CURSOS
  • RECONHECIMENTO DE CURSOS
  • CONTATO
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Youtube

BIOCOMBUSTÍVEL PARA MOTORES DE AVIÃO

jun 29, 2017 ASSUNTOS TÉCNICOS, DEFESA, ENGENHARIA 0


O óleo do coco babaçu como combustível de avião

Em 1982 tomei conhecimento de que na Divisão de Ensaios em Voo do CTA (atual IPEV), tinha um avião Bandeirante voando com um dos motores (PT6A-27 de 680 SHP) queimando biocombustível extraído do coco babaçu. Na época, esse combustível era chamado de “Prozene” pelo pessoal lá do CTA. O bandeirante tinha um motor adaptado e queimava o Prozene puro, sem adição de querosene de aviação. Era na época, uma alternativa para o Petróleo em crise num cenário onde o Brasil não era ainda autossuficiente nesse mercado.

Babaçu da Amazônia

Esse Bandeirante foi instrumentado para medir parâmetros de desempenho de voo e também os efeitos no funcionamento do motor que queimava o Prozene. O resultado dos testes eram comparados com o outro motor que queimava querosene puro. O resultado final foi surpreendente, porque além de não haver grandes divergências nos parâmetros o motor com Prozene em relação ao motor queimando querosene e, ao ser aberto, depois de mais de 100 horas de voo, o motor parecia como novo sem nenhum problema que denunciasse o uso deste biocombustível. A única diferença relevante, era um consumo ligeiramente maior, cerca de 10% a mais em relação ao motor com querosene. Depois de mais de 2 anos de ensaios e muitas horas de voo, o projeto foi engavetado e a partir daí nunca mais escutei falar do Prozene.

A única curiosidade com o uso deste biocombustível no motor, era o cheiro de coco queimado (cocada) que aparecia quando o motor era ligado. É uma pena que os bons projetos desenvolvidos pelo CTA (Centro Técnico Aeroespacial) em São José dos Campos / SP, se percam no tempo ao ponto de mais de 20 anos depois, outras empresas busquem para si os créditos de uma pesquisa que é genuinamente Brasileira (veja o artigo abaixo). O projeto dos motores alternativos, movidos a álcool, também desenvolvido pelo CTA por volta de 1978, hoje é uma realidade entre nós.

————————————————————————————————————————————————————————————————–

Em 2008 surgiu a notícia que um avião da Boeing havia voado pela primeira vez um motor usando biocombustível, veja abaixo parte da notícia que foi publicada na época:

Babaçu Coco da Amazônia abastecem o primeiro voo com biocombustível

27-02-2008

O primeiro avião comercial a testar biocombustível decolou no último domingo, dia 24 de fevereiro de 2008, no aeroporto de Heathrow, em Londres, com destino a Amsterdã, na Holanda. O Boeing 747 da companhia Virgin Atlantic voou utilizando bioquerosene feito a partir de óleos de coco e babaçu da Amazônia. O avião, que não possuía passageiros a bordo, teve um de seus quatro motores abastecidos apenas com o novo combustível – o que representa uma mistura de 25% de bioquerosene ao querosene de avião convencional.

A iniciativa faz parte de um projeto que reúne a Boeing, a General Eletric, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves na corrida para desenvolver uma alternativa viável ao atual combustível de aviação. A busca ocorre em função do aumento do preço do óleo e também pela responsabilidade cada vez maior atribuída ao setor em relação ao aquecimento global. A brasileira Tecbio, da qual o professor Expedito Parente (considerado o pai do biodiesel) faz parte, possui parceria com a Boeing e a Nasa desde 2006 para o desenvolvimento de um biocombustível para a aviação. A entidade, no entanto, não se manifesta sobre o assunto devido a um contrato de confidencialidade.

Fonte:

http://clicrbs.com.br/olimpiada2008/jsp/default.jspx?uf=1&local=1&action=noticias&id=1778783&section=Not%EDcias

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1673864-1934,00.html

 


TIPOS DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS ASSENTO EJETÁVEL

Artigos relacionados
  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
    INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO

    jan 20, 2024 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-350 B; BA; B2 ou B3 (ESQUILO)
    CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO...

    out 10, 2021 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N
    CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N

    out 10, 2021 0

Mais nessa categoria
  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
    INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO

    jan 20, 2024 0

  • ASSENTO EJETÁVEL
    ASSENTO EJETÁVEL

    jun 29, 2017 0

  • DIFERENÇA ENTRE AVIÕES E HELICÓPTEROS
    DIFERENÇA ENTRE AVIÕES E

    jun 27, 2017 0


Sobre os Objetivos dos Cursos CTE-BR

• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.

• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.

• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.

• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.

• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.

Mais Populares

  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HELICÓPTEROS (OVERVIEW)
    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HELICÓPTEROS (OVERVIEW)

    out 05, 2021 1

  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • HISTÓRIA DO HELICÓPTERO
    HISTÓRIA DO HELICÓPTERO

    abr 16, 2017 0

  • BOGUS PARTS (Unapproved parts)
    BOGUS PARTS (Unapproved parts)

    abr 17, 2017 0

  • DESCARTE DE MATERIAIS AERONÁUTICOS
    DESCARTE DE MATERIAIS AERONÁUTICOS

    abr 18, 2017 0

  • TREM DE POUSO
    TREM DE POUSO

    abr 24, 2017 0

 
 
 

CONTATO

Telefone/Whatsapp: (19) 9 8100 1752

Copyright 2020 Mecânicos de Plantão / Todos os direitos reservados!