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RUN-UP ATR-600 – EMERGENCIAS

maio 24, 2017 DESTAQUES, NOVIDADES, SERVICING 0


ATENÇÃO: TODO MATERIAL DIVULGADO NESTE POST É SOMENTE PARA SUA INSTRUÇÃO. O USO DESTE MATERIAL, COMO MATERIAL DE SERVIÇO NA AERONAVE É CONSIDERADO CRIME FEDERAL E ESTÁ SUJEITO A LEI DE DIREITO AERONÁUTICO CONFORME EXPLÍCITO NO CBA – CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA.

EMERGÊNCIAS RELACIONADAS COM FOGO, FUMAÇA E AQUECIMENTO

EVENTO: FOGO NO MOTOR (ENGINE FIRE)

 

Esquemático do sistema de Detecção e Extinção de fogo no motor

Punho de fogo, PB de disparo do extintor e painel de teste de FIRE, LOOP e SQUIB

No caso de fogo no motor, quando o punho correspondente é puxado a LP válvula é cortada

Nota: Em um evento de fogo no motor, o copiloto deve informar a torre de controle e solicitar ajuda externa para apagar o fogo.

AÇÃO CORRETIVA

1

Ambas as PL Gl (marcha lenta de solo)

2

Ambas as CL FUEL SO (cortar)

3

FIRE HANDLE Iluminado PULL (puxar)

4

1 st agent DISCH (pressionar PB)

5

FUELPUMPS OFF (pressionar PB)

6

Se o fogo continuar após 30 s Acompanhe contagem no MFD

7

2nd agent DISCH (pressionar PB)

8

Contar 30 s Cronômetro Set

9

Se após 30 s o fogo continuar Abandonar a aeronave (*)

(*) No abandono da aeronave deve-se desligar as bombas de combustível, puxar o punho de fogo do motor remanescente e desligar a bateria.

Posições da PL e com quem ela está ligada.

Potências demandadas em função da posição da PL

Posições da CL e com quem ela está ligada

Posições da CL em relação ao PWR MGT

Indicações de FOGO, FUMAÇA e NACELE OVERHEAT no EWD

EVENTO: FUMAÇA NA CABINE

Condição

Alertas: visual e aural

Um dos 4 detectores de fumaça ELEC SMK / FWD SMK / AFT SMK  / AFT COMPT SMK MW pisca em Vermelho
“… SMK” no FWS do EWD (vermelho)
“… SMK” no CABINE SD no MFD

 

AÇÃO CORRETIVA

1

PL GI

2

CL FEATHER e depois FUEL SO

3

VHF 1 Notificar ao controle

4

Extintores portáteis Use conforme requerido.

Nota: Durante o táxi, a aeronave deve ser parada e o Parking Brake aplicado.

Painel de teste de fumaça na cabine

SD de cabine com alarme de fumaça (função teste)

Posição dos detectores e os alertas gerados incluindo do alerta de falha do ventilador do lavatório.


EVENTO: NACELE OVERHEAT

Condição

Alertas: visual e aural

 

Temperatura da Nacele maior do que 170°

MW pisca em Vermelho
“NAC OVHT” no FWS do EWD (vermelho)
“NAC OVHT” no ENGINE SD no MFD

 

AÇÃO CORRETIVA

Durante o Modo Hotel

1

CL FUEL SO (cortar)

Durante o Táxi

1

Aeronave Parar

2

Aumente ligeiramente a potência Se não tiver êxito dentro de 30 seg

3

PL GI

4

CL FEATHER e depois FUEL SO

 

Comentários: Em caso de forte componente de vento de cauda, superior a 15 Kt e logo após a partida do motor, a hélice deve ser liberada rapidamente para aproveitar o vento criado pela rotação da hélice e consequentemente evitar o retorno dos gases de escape sobre a nacele. O uso do reverso requer cuidado especial porque o fluxo criado pela reversão da hélice combinado com o vento da cauda induzirá um fluxo de retorno do gás de exaustão que pode danificar a nacele. Por conseguinte, recomenda-se não deixar PL em sentido inverso durante um período superior a 10 segundos.


EVENTO: QUEDA DE PRESSÃO DE ÓLEO NO MOTOR

Condição

Alertas: visual e aural

Pressão de óleo abaixo de 40 PSI MW pisca em Vermelho
“ENG 1 (2) OIL PRESS” no FWS/EWD (vermelho)
Bandeira de “LO PR” aparece no ENGINE SD no MFD e pressão indicada menor do que 40 PSI.

 

AÇÃO CORRETIVA

1 PL GI
2 CL FEATHER e depois FUEL SO

 

Comentário: A baixa pressão do óleo do motor é identificada por dois detectores de baixa pressão:

  • O primeiro: interruptor “Low Pressure” (LP) conectado com a bandeira vermelha “LO PR” exibida na janela superior do MFD, na página do ENGINE, com alarme aural gerado pelo CCAS + “ENG 1 (2) OIL PRESS” exibida no EWD (FWS).
  • O segundo: (OIL PRESS TRANSMITTER) transmissor de pressão ligado à indicação de pressão de óleo (valor numérico) na página ENGINE SD, janela superior MFD, e mensagem aural no CCAS + “ENG 1 (2) OIL PRESS” no EWD (FWS).

Fonte: Manual ATR RUN-UP & ATR SYSTEM


RUN-UP ATR-600 - CONDIÇÕES DE SEGURANÇA DME

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Sobre os Objetivos dos Cursos CTE-BR

• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.

• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.

• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.

• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.

• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.

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