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NORTH AMERICAN P-51 MUSTANG

maio 07, 2017 MUSEU DA AVIAÇÃO, NOVIDADES 0


Porque abrimos o nosso museu homenageando o P-51? Simplesmente porque ele é um ícone da aviação mundial. A aviação está sempre num processo de desenvolvimento e o futuro não aconteceria se não houvesse um passado. Falar do P-51 é fácil, são tantas histórias, livros, réplicas, tanto material disponível sobre ele o que é típico de uma aeronave que durante mais de 40 anos participou, contribuiu e prestou grandes serviços para consolidar os ideais da humanidade. O P-51 foi uma nave de guerra, e de muitas guerras ele participou e conquistou grandes batalhas. Foram cerca de 15000 unidades fabricadas ao logo de mais de 4 décadas de operação bem-sucedida. Aqui neste post, vamos apenas homenagear o P-51 Mustang apresentando-o para as novas gerações.

Variantes do P-51

  • NA-73X – Protótipo.
  • XP-51 – Protótipo. Duas aeronaves desse lote fornecidas à USAAF sob a designação XP-51.
  • Mustang Mk I (lotes NA-73 e NA-83 – Os primeiros 320 caças para a Grã-Bretanha, e um segundo lote de outros 300, todos designados Mustang Mk I e usados primariamente para reconhecimento aéreo, equipados com câmeras.
  • A-36 Apache – Variante do bombardeiro P-51 também chamado de “Invader” ou “Mustang”.
  • P-51 (lote NA-91) – A USAAF encomendou 150 caças em setembro de 1940, que foram designados P-51 e chamado inicialmente Apache, embora logo após o nome tenha sido definitivamente mudado para Mustang. Na Grã-Bretanha ele foi designado
  • Mustang Mk IA. Equipados com quatro canhões Hispano-Suiza HS.404 de 20mm.
  • A-36A Apache (lote NA-97) – Modificação solicitada pela USAAF em 1942 para bombardeio de mergulho, num total de 500 unidades.
  • P-51A (lote NA-99) – Depois do A-36A, a USAAF encomendou 310 P-51As, cinquenta dos quais foram entregues à RAF como Mustang II. Todos os modelos até aqui mencionados eram equipados com motores Allison V-1710.
  • XP-51B (lote NA-101) – Dois P-51 da USAAF que foram alocados para serem equipados e testados com o motor Rolls Royce Merlin produzido sob licença pela Packard.
  • P-51B (lote NA-102) – Primeiro modelo fabricado diretamente com o Packard V-1650 Merlin.
  • P-51C (lote NA-103) – Em 1943, o Mustang passou a ser produzido também na nova fábrica de Dallas, Texas, além da planta original em Inglewood, Califórnia. A versão P-51C usou principalmente a versão para médias altitudes V-1650-7 do Packard-Merlin. A RAF nomeou estes modelos como Mustang Mk III. Um total de 1.750 P-51C foram construídos.
  • P-51D (lotes NA-106 e NA-109) – A versão mais produzida do Mustang, com 8.102 unidades (6.502 na Califórnia e 1.500 no Texas). Modificações na fuselagem, asas e canopi. A RAF utilizou 280 exemplares, designados Mustang Mk IV.
  • P-51K – Versão do P-51D produzida na fábrica de Dallas com hélices Aeroproducts no lugar da Hamilton Standard. O P-51K teve 1.500 unidades produzidas. Designação da RAF Mustang Mk IVA.

Fonte: Wikipedia


Variações do P-51

 

Descrição Técnica

Tipo / Missão:    Caça de motor a pistão, monoposto, monoplano, monomotor de uso civil e militar
País de origem:     Estados Unidos
Fabricante:    North American Aviation
Quantidade produzida:    +15000 unidades
Custo unitário:    US$ 50,985 em 1945
Desenvolvido em:   North American F-82 Twin Mustang e Piper PA-48 Enforcer
Primeiro voo em:   26 de outubro de 1940 (76 anos)
Introduzido em:    janeiro de 1942
Aposentado em:    1984 na Força Aérea da República Dominicana
Comprimento:    9,83 m (32,3 ft)
Envergadura:    11,28 m (37,0 ft)
Altura:    4,08 m (13,4 ft)
Área das asas:    21,83 m² (235 ft²)
Alongamento:    5.8
Peso vazio:    3 465 kg (7 640 lb)
Peso carregado:    4 175 kg (9 200 lb)
Peso máx. de decolagem:    5 490 kg (12 100 lb)
Velocidade máxima:    703 km/h (379 kn)
Velocidade de cruzeiro:    580 km/h (313 kn)
Alcance (MTOW):    2 755 km (1 710 mi)
Teto máximo:    12 800 m (42 000 ft)
Razão de subida:   16,3 m/s

Motor do P-51 Mustang

Motor: Packard V-1650-7 V12;
Potência: 1 490 hp (1 110 kW);
Tipo:  Refrigerado a líquido, 12 cilindros em V;
Origem: Estados Unidos;
Fabricante:   Packard;
Primeiro giro:     Agosto de 1941;
Aplicações: Avro Lancaster; Curtiss P-40 Warhawk de Havilland Mosquito; North American P-51 Mustang;
Número de fabricados: 55.523 unidades;
Desemvolvido por:  Rolls-Royce Merlin ;

Motor Packard V-1650-7 V12

Armamento

Metralhadoras / Canhões:    (P-51D) seis metralhadoras calibre .50 (12.7 mm)
Foguetes:    6 ou 10 foguetes de 5′ (127 mm)
Bombas:    453 kg (999 lb) de bombas

Cabine do P-51 Mustang

O passado e o futuro juntos em um sobrevoo na Estátua da Liberdade – maio de 2006


MOTORES MAIS USADOS EM AVIÃO DRONES MILITARES - PARTE II

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