maio 07, 2017 DESTAQUES, MOTOR, NOVIDADES 0
Motores Térmicos
Os motores térmicos fornecem as aeronaves o empuxo necessário ao vôo. Seja impulsionando uma hélice ou o rotor de um helicóptero. Todos os motores térmicos têm a capacidade de converter a energia calorífica contida num combustível em e energia mecânica. Em todos os casos a energia calorífica é liberada em um ponto do ciclo onde a pressão é maior que a pressão atmosférica.
Estes motores são divididos em grupos e nos grupos por tipo em função do:
1. fluido de trabalho utilizado no ciclo do motor;
2. dos meios nos quais a energia mecânica é transformada em força de propulsão e
3. do método de compressão do fluido de trabalho do motor.
Em geral a força propulsora é obtida através do deslocamento do fluido de trabalho na direção oposta aquela em que a aeronave é propelida. Isto é uma aplicação da terceira lei de Newton. O ar é o principal fluido utilizado para propulsão de todo os tipos de motores exceto os “foguetes”.
Os tipos de motores mais utilizados em aeronaves na atualidade, são:
Turbofan – o mais utilizado de todos. Basicamente aplicado em todos os modernos aviões de transporte.
Turbofan – tem como principal característica a parte da frente bastante grande em relação ao resto do motor.
Moderno motor Turbofan instalado no Airbus Neo 320
Turbojato – atualmente em desuso. Foi amplamente utilizado no passado. Os turbojatos, estatojatos e pulsojatos aceleram menor quantidade de ar através de uma maior mudança de velocidade. Eles utilizam para força de propulsão os gases resultante da mistura ar combustível. Os estatojatos e pulsojatos foram muito poucos utilizados e sempre que foram utilizados foi em aeronaves não tripuladas.
Pratt_&_Whitney_JT3- Usado no B-52 Stratofortress; B-57 Canberra; Boeing 707; Douglas DC-8; F-8 Crusader; F-100 Super Sabre.
Turbo hélices ou Turbo eixo – amplamente usados em aviões a Hélices e Helicópteros. Os turbohélices aceleram uma grande massa de ar. O ar utilizado para força de propulsão é em diferente quantidade daquela usada para produzir energia mecânica.
Motor Arriel da Turbomeca – turbo eixo de turbina livre usando amplamente em helicópteros.
Alternativo / Convencional (ou de ciclo Otto) – atualmente são usados em aviões e helicópteros de pequeno porte.
Motor convencional Packard V-1650-7 V12
Foguete – usado em foguetes. Um foguete transporta seu próprio oxidante, não utiliza o ar ambiente para combustão. Os subprodutos da combustão são acelerados e deslocados para produzir propulsão.
Lançamento do ônibus espacial ATLANTIS
Fonte: Manual FAA – Grupo Motopropulsor. Acréscimos ao texto original, fotos e notas.
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.