maio 24, 2017 DESTAQUES, NOVIDADES, SERVICING 0
ATENÇÃO: TODO MATERIAL DIVULGADO NESTE POST É SOMENTE PARA SUA INSTRUÇÃO. O USO DESTE MATERIAL, COMO MATERIAL DE SERVIÇO NA AERONAVE É CONSIDERADO CRIME FEDERAL E ESTÁ SUJEITO A LEI DE DIREITO AERONÁUTICO CONFORME EXPLÍCITO NO CBA – CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA.
EMERGÊNCIAS RELACIONADAS COM FOGO, FUMAÇA E AQUECIMENTO
EVENTO: FOGO NO MOTOR (ENGINE FIRE)
Esquemático do sistema de Detecção e Extinção de fogo no motor
Punho de fogo, PB de disparo do extintor e painel de teste de FIRE, LOOP e SQUIB
No caso de fogo no motor, quando o punho correspondente é puxado a LP válvula é cortada
Nota: Em um evento de fogo no motor, o copiloto deve informar a torre de controle e solicitar ajuda externa para apagar o fogo.
AÇÃO CORRETIVA |
||
1 |
Ambas as PL | Gl (marcha lenta de solo) |
2 |
Ambas as CL | FUEL SO (cortar) |
3 |
FIRE HANDLE Iluminado | PULL (puxar) |
4 |
1 st agent | DISCH (pressionar PB) |
5 |
FUELPUMPS | OFF (pressionar PB) |
6 |
Se o fogo continuar após 30 s | Acompanhe contagem no MFD |
7 |
2nd agent | DISCH (pressionar PB) |
8 |
Contar 30 s | Cronômetro Set |
9 |
Se após 30 s o fogo continuar | Abandonar a aeronave (*) |
(*) No abandono da aeronave deve-se desligar as bombas de combustível, puxar o punho de fogo do motor remanescente e desligar a bateria.
Posições da PL e com quem ela está ligada.
Potências demandadas em função da posição da PL
Posições da CL e com quem ela está ligada
Posições da CL em relação ao PWR MGT
Indicações de FOGO, FUMAÇA e NACELE OVERHEAT no EWD
EVENTO: FUMAÇA NA CABINE
Condição |
Alertas: visual e aural |
Um dos 4 detectores de fumaça ELEC SMK / FWD SMK / AFT SMK / AFT COMPT SMK | MW pisca em Vermelho |
“… SMK” no FWS do EWD (vermelho) | |
“… SMK” no CABINE SD no MFD |
AÇÃO CORRETIVA |
||
1 |
PL | GI |
2 |
CL | FEATHER e depois FUEL SO |
3 |
VHF 1 | Notificar ao controle |
4 |
Extintores portáteis | Use conforme requerido. |
Nota: Durante o táxi, a aeronave deve ser parada e o Parking Brake aplicado.
Painel de teste de fumaça na cabine
SD de cabine com alarme de fumaça (função teste)
Posição dos detectores e os alertas gerados incluindo do alerta de falha do ventilador do lavatório.
EVENTO: NACELE OVERHEAT
Condição |
Alertas: visual e aural |
Temperatura da Nacele maior do que 170° |
MW pisca em Vermelho |
“NAC OVHT” no FWS do EWD (vermelho) | |
“NAC OVHT” no ENGINE SD no MFD |
AÇÃO CORRETIVA |
||
Durante o Modo Hotel |
||
1 |
CL | FUEL SO (cortar) |
Durante o Táxi |
||
1 |
Aeronave | Parar |
2 |
Aumente ligeiramente a potência | Se não tiver êxito dentro de 30 seg |
3 |
PL | GI |
4 |
CL | FEATHER e depois FUEL SO |
Comentários: Em caso de forte componente de vento de cauda, superior a 15 Kt e logo após a partida do motor, a hélice deve ser liberada rapidamente para aproveitar o vento criado pela rotação da hélice e consequentemente evitar o retorno dos gases de escape sobre a nacele. O uso do reverso requer cuidado especial porque o fluxo criado pela reversão da hélice combinado com o vento da cauda induzirá um fluxo de retorno do gás de exaustão que pode danificar a nacele. Por conseguinte, recomenda-se não deixar PL em sentido inverso durante um período superior a 10 segundos.
EVENTO: QUEDA DE PRESSÃO DE ÓLEO NO MOTOR
Condição |
Alertas: visual e aural |
Pressão de óleo abaixo de 40 PSI | MW pisca em Vermelho |
“ENG 1 (2) OIL PRESS” no FWS/EWD (vermelho) | |
Bandeira de “LO PR” aparece no ENGINE SD no MFD e pressão indicada menor do que 40 PSI. |
AÇÃO CORRETIVA |
||
1 | PL | GI |
2 | CL | FEATHER e depois FUEL SO |
Comentário: A baixa pressão do óleo do motor é identificada por dois detectores de baixa pressão:
Fonte: Manual ATR RUN-UP & ATR SYSTEM
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