abr 29, 2017 COMPUTADORES DE BORDO, HELICÓPTEROS, NOVIDADES 0
O VEMD é um equipamento de visualização de parâmetros do motor e da aeronave agrupados em duas telas de cristal líquido (LDC – Liquid Cristal Display) montadas sobre o painel principal dos helicópteros AS 350 da Airbus. O VEMD substitui, com vantagens, os instrumentos convencionais como indicadores de temperatura interna da turbina (T4.5), rotação da turbina geradora de gases (N1), torque (TQ), pressão e temperatura do óleo do motor (Th), voltímetro (V), amperímetro (A) e temperatura do ar exterior (OAT), além de fornecer outras informações de interesse do vôo. O VEMD é constituído de dois módulos processadores e um módulo de apresentação de parâmetros. Os dois processadores recebem as mesmas informações e comparam seus resultados. No caso de resultados diferentes, uma mensagem de erro é mostrada. Se um dos módulos estiver em pane, as funções restantes são apresentadas pelo outro módulo.
VEMD
O VEMD também permite a apresentação de funções suplementares: indicação de primeira limitação do motor (TQ, T4 ou NG), contabilidade dos ciclos e horas de funcionamento e até mesmo cálculos de desempenho. Para qualquer limitação atingida, o VEMD, além de tarjar o valor comprometido, faz soar um sinal sonoro nos fones. O piloto também pode fazer o controle do funcionameto do motor durante o vôo. Ligado com o sistema FADEC (full authority digital engine control) do motor, o VEMD registra, contantemente, os parâmetros N1, T4.5 e TQ. Durante todo o vôo, estes parâmetros são recebidos pelos dois módulos processadores do VEMD e analisados. Se estiverem fora da faixa normal ou se uma diferença é detectada entre as duas linhas de processamento, sua simbologia aparece no display, tarjada, em cor âmbar.
Se o cálculo de primeira limitação estiver incorreto ou se um parâmetro para este cálculo estiver incorreto (OAT ou PO), o VEMD passa automaticamente para o modo de 3 informações (modo que mostra os parâmetros separados e de forma analógica). Se um parâmetro utilizado para o cálculo de N1, OAT e PO é incorreto, o valor mostrado passa a ser vermelho e são adotados valores de N1 pré-definidos. Quando uma pane é detectada, uma mensagem de erro aparece na zona de mensagens. Se uma linha de processamento estiver em pane, os parâmetros são apresentados pela outra linha. O VEMD possui ainda outras funções como: check list, controle de potência do motor (engine power check) e o modo relatório de vôo (flight report).
Instalado nos helicópteros Esquilo AS 350 B3, é uma “mão-na-roda” para uma operação segura, facilidade de pilotagem e, como conseqüência, redução da carga de trabalho.
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• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.