jun 23, 2017 DESTAQUES, HELICÓPTEROS, NOVIDADES 0
O Sikorsky S-76 é um helicóptero americano multo uso, comercialmente de tamanho médio, fabricado pela Sikorsky Aircraft Corporation. O S-76 possui motores gêmeos turbosshaft, rotor principal e de cauda de quatro pás e trem de pouso retrátil.
Introduzido em 1977, a série S-76 teve um longo legado de apoio aos operadores de confiabilidade e conforto. Originalmente construído para as exigências rigorosas do transporte de petróleo e gás (offshore), suas capacidades cabem naturalmente em outros segmentos de mercado, como transporte executivo, SAR, táxi aéreo e Helicóptero Ambulancia e outros serviços aéreos.
As versões anteriores do helicóptero S-76 incluem helicópteros S-76ATM e S-76A + TM (307 construídos), helicópteros S-76BTM (103 construídos) e S-76CTM, S-76C + TM (191 construídos) e Helicópteros S-76C ++ TM (214 construídos).
O S-76C + foi produzido até dezembro de 2005. É equipado com dois motores Turbomeca Arriel 2S1 com FADEC e uma suíte Honeywell EFIS. A aeronave incorpora supressão ativa do ruído, amortecedores de vibração e um rotor principal em material composto. Em 3 de janeiro de 2006, o S-76 C ++ substituiu modelos anteriores em produção. Ele é alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 2S2 e incorpora uma transmissão melhorada e mais silenciosa, bem como pequenas mudanças no equipamento interior e na aviônica.
O desenvolvimento do seguimento S-76D foi sujeito a quatro anos de atrasos devido a problemas técnicos na expansão do envelope do voo. O protótipo fez seu primeiro voo em 7 de fevereiro de 2009, e a certificação de tipo foi inicialmente esperada em 2011, com as entregas previstas para o final desse ano. Foi certificado pela FAA em 12 de outubro de 2012. Três protótipos foram utilizados no programa de certificação, com uma aeronave utilizada para certificar o sistema de proteção de gelo elétrico do rotor opcionalmente. O modelo “D” é alimentado por motores de 1060 shp (783 kW) Pratt & Whitney Canadá PW210S que giram rotores e incorpora um controle de vibração ativo. O desempenho é substancialmente melhorado com a potência adicionada, mas a certificação inicial retém o mesmo peso bruto de 11,700 lb (5.307 kg) e máximo de 155 kn (287 km / h) como nos modelos anteriores.
O S-76 é de configuração convencional, com um rotor principal totalmente articulado de quatro pás e um rotor anti-torque de quatro pás no lado da porta do tailboom. Dois motores de turboeixo estão localizados acima da cabine de passageiros. Nos protótipos e aeronaves de produção inicial, esses motores eram Allison 250-C30s, uma nova versão do popular motor Allison 250 desenvolvido especialmente para o S-76, com um compressor centrífugo de um estágio em vez do compressor axial / centrífugo multiestágios. De modelos anteriores do motor, avaliado em 650 shp (480 kW) para decolagem. Estes motores estão conectados ao rotor principal pela caixa de transmissão principal, contendo uma unidade de três estágios de redução com uma engrenagem do tipo “bull” em seu estágio final, em vez da engrenagem planetária usada por gerações anteriores de helicópteros Sikorsky. Este arranjo tem 30% menos peças e custos mais baixos do que um design mais convencional.
O hub do rotor principal possui um cubo de alumínio de peça única com rolamentos elastoméricos projetados para não exigir lubrificação ou qualquer outro tipo de manutenção ao longo de sua vida de projeto. As pás do rotor principal têm longarinas de titânio e incorporam uma torção de dez graus para dar um carregamento uniforme no pairado, enquanto usam uma seção de perfil aerodinâmica não simétrica com um bordo de ataque inclinado. As pontas do rotor são afuniladas e varridas para trás. Os comandos de voo são servo-assistidos, com um sistema de aumento de estabilidade instalado. O trem de pouso do nariz é retrátil e que dá ao S-76A um aumento de 6 nós (6.9 mph; 11 km / h) na velocidade de cruzeiro. Um equipamento de flutuação de emergência pode ser montado usando flutuadores cheios de hélio para aumentar a flutuabilidade no caso de pouso forçado na água.
A fuselagem da aeronave é de construção mista com metais e materiais conjugados. O nariz é composto de fibra de vidro, enquanto a cabine emprega principalmente uma estrutura em favo de mel de liga leve, o tailboom é semi-monocoque também é construído de liga leve. Dois pilotos (ou um piloto e um passageiro) sentam-se lado a lado no cockpit, situados à frente da cabine, que podem acomodar mais 12 passageiros em três filas de quatro ou quatro a oito passageiros em assentos executivos mais luxuosos.
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