abr 26, 2017 DEFESA, DESTAQUES, NOVIDADES 0
Gosto muito de comprar produtos chineses. Normalmente quinquilharias de preço baixo. Há uns cinco anos, fiquei encantado com o anuncio de um drone “in door” tamanho de um prato de sobremesa a venda em um famoso site de venda chinês. Comprei! Demorou, mas chegou. Tirei da embalagem, veio completo com controle remoto e tudo e já com baterias. Coloquei no chão e acelerei. Barulho suave, o drone decolou suavemente, pairou, foi para frente, para atrás, tudo como deveria ser. Fiquei maravilhado. Quanta tecnologia. Não podia perder essa oportunidade. Como bom mecânico, vou abrir e ver como isso funciona.
Abri a parte central e lá estava o coração do “bicho”. Quanta tecnologia em uma placa tão pequena. Girômetros, Acelerômetros, uma CPU controladora de alto desempenho, drives para os motores em todos os eixos (Aileron, Elevator, Rudder, Throttle) e mais um monte de circuitos auxiliares para compor as diversas funções auxiliares do drone.
Tamanho: 50.5mm x 50.5mm x 23.5mm
Peso: 14 g
Processador: Atmega 328 PA
Gyro: Murata Piezo
Voltagem: 3,3 a 5,5V
Sinal para ESC: 1520Us
Isso foi há 5 anos e ainda guardo com orgulho a plaquinha tão tecnológica (a mesma da foto) que na época me custou míseros 5 dólares.
Atualmente, a tecnologia de drones vem crescendo exponencialmente. Cada dia mais uma novidade aparece. Drones de alto desempenho, já estão voando para longas distâncias controlados remotamente através de FPV (first personal view) e tecnologia baseada em GPS. Simplificando, FPV é uma câmara remota de alta definição instalada no drone e uma tecnologia de transmissão de vídeo em HD e tempo real usando frequências da ordem de 2,5 a 5,8 GHz é usada para pilotar o drone remotamente. Um perfeito veículo de observação, silencioso, difícil de ser visto por causa do seu tamanho podendo chegar em locais de difícil acesso. Isso é só o começo.
Lembro que no passado muitas empesas, naquela época, consideradas tecnológicas, simplesmente desapareceram ou diminuíram de tamanho por acreditarem que as novidades eram apenas modismos e passariam rapidamente. Foi um engano terrível. A OLIVETTI e a KODAK por exemplo, conheceram de o amargo sabor de perderem a liderança do mercado em suas categorias por não acompanharem o desenvolvimento da tecnologia e achar que tudo não passava de um modismo. Muita gente ainda acredita que os drones são apenas um modismo e só servem para brincar. Também serve, mas vai muito além disso.
Neste post, eu quero apenas aguçar a sua curiosidade. Em breve, estarei dando continuidade a esse post falando um pouco mais a respeito da parte técnica desses drones.
Uma reportagem completa sobre a evolução, o futuro e a aplicação prática dos drones, estará disponível na Edição-002 da nossa revista mensal MECÂNICOS DE PLANTÃO que será lançada em fevereiro de 2018.
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.