Site de Cursos de Aviação

Novidades

  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-350 B; BA; B2 ou B3 (ESQUILO)
  • CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N
  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-365 N2 / N3
  • Home
  • HOME
    • A EMPRESA
    • QUEM SOMOS
  • AERONAVES
    • AVIÕES
    • HELICÓPTEROS
    • DEFESA
    • FABRICANTES
    • COMPANHIAS AÉREAS
    • MUSEU DA AVIAÇÃO
  • CÉLULA & GMP
    • SERVICING
    • ENGENHARIA MECÂNICA
    • SISTEMAS DIVERSOS
    • MOTOR & HÉLICE
    • REQUISITOS REGULATÓRIOS
    • DESENVOLVIMENTO SOCIAL
  • AVIÔNICOS
    • EWIS & DIAGRAMAS
    • ENGENHARIA ELETROELETRÔNICA
    • PILOTO AUTOMÁTICO
    • CENTRAL DE MANUTENÇÃO
    • COMPUTADORES DE BORDO
    • OUTROS AVIÔNICOS
  • CURSOS
  • RECONHECIMENTO DE CURSOS
  • CONTATO
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Youtube

MANUTENÇÕES DE AVIÃO

jun 12, 2017 CENTRAL DE MANUTENÇÃO, DESTAQUES, NOVIDADES 0


Quando falamos de manutenção de aviões, estamos falando de uma atividade muito complexa. Essa complexidade, envolve vários aspectos técnicos que inclui: informática, mecânica e eletroeletrônica. A manutenção dos aviões, visa além do reparo a confiabilidade e a segurança. O reparo nos aviões contemplam outros aspectos importantes, tais como:

  • Mais agilidade no despacho da aeronave;
  • Diminuição das NFF (No Fault Found);
  • Maior segurança operacional;

Usar adequadamente os recursos disponíveis

Como em qualquer outra atividade técnica, a manutenção de aviões segue um roteiro pré-estabelecido de manutenção. O técnico deve:

  • Identificar a pane;
  • Medir a extensão da pane;
  • Isolar a pane.
  • Solucionar a pane;
  • Efetuar o despacho da aeronave;

Na indústria, vários métodos foram desenvolvidos para solucionar de uma “pane” (nome comum dado para as falhas dos aviões). Alguns desses métodos, também podem ser aplicados para se resolver panes nos aviões. O método PDCA é bem interessante para essa finalidade. Vamos dá uma olhada:

Método PDCA – muito usado na indústria


Fases do desenvolvimento de um PDCA na solução de um problema

Para a solução de problemas técnicos nos aviões, na maioria das vezes não existe um método a ser aplicado. Mas, o técnico deve seguir alguns padrões que vão agilizar a solução do problema. A primeira coisa a saber é como a pane se apresenta. Como em um avião os sistemas possuem um grande fator de integração, uma pane pode desencadear problemas que afetam vários outros sistemas, como por exemplo;

O simples entupimento de uma tomada estática, pode afetar:

  • A indicação da velocidade relativa do avião;
  • A indicação de velocidade vertical;
  • A altitude barométrica;
  • O funcionamento do piloto automático;
  • O funcionamento da EEC;
  • O funcionamento do motor;
  • Passo da hélice;
  • O funcionamento do sistema de pressurização;

Assim, o técnico deve buscar a causa raiz do problema. Com a grande integração dos sistemas, essa tarefa pode não ser uma tarefa simples. O técnico deve ter em mente que a falha raiz pode ter uma origem fora do específico considerado, como por exemplo:

  • Desconexão de fiação elétrica pode ser confirmado através de um cheque de fiação.
  • Conexões elétricas ruins normalmente são a causa raiz das falhas intermitentes.
  • Plugues devem ser desligados, cuidadosamente limpos verificadas e reconectado ao sistema.

Lembre-se de que uma única pane, pode desencadear vários problemas que afetam vários outros sistemas do avião.


FERRAMENTAS DA MANUTENÇÃO HÉLICE - HAMILTON SUNDSTRAND 568F

Artigos relacionados
  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
    INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO

    jan 20, 2024 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-350 B; BA; B2 ou B3 (ESQUILO)
    CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO...

    out 10, 2021 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N
    CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N

    out 10, 2021 0

Mais nessa categoria
  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO
    INGLÊS TÉCNICO PARA AVIAÇÃO

    jan 20, 2024 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO AS-350 B; BA; B2 ou B3 (ESQUILO)
    CURSO DE MECÂNICO DE HELICÓPTERO...

    out 10, 2021 0

  • CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N
    CURSO DE MECÂNICO DE AS-355 F2/N

    out 10, 2021 0


Sobre os Objetivos dos Cursos CTE-BR

• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.

• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.

• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.

• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.

• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.

Mais Populares

  • CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HELICÓPTEROS (OVERVIEW)
    CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM HELICÓPTEROS (OVERVIEW)

    out 05, 2021 1

  • CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA
    CURSO DE ELETRÔNICA BÁSICA APLICADA

    ago 03, 2024 1

  • HISTÓRIA DO HELICÓPTERO
    HISTÓRIA DO HELICÓPTERO

    abr 16, 2017 0

  • BOGUS PARTS (Unapproved parts)
    BOGUS PARTS (Unapproved parts)

    abr 17, 2017 0

  • DESCARTE DE MATERIAIS AERONÁUTICOS
    DESCARTE DE MATERIAIS AERONÁUTICOS

    abr 18, 2017 0

  • TREM DE POUSO
    TREM DE POUSO

    abr 24, 2017 0

 
 
 

CONTATO

Telefone/Whatsapp: (19) 9 8100 1752

Copyright 2020 Mecânicos de Plantão / Todos os direitos reservados!