jun 12, 2017 CENTRAL DE MANUTENÇÃO, DESTAQUES, NOVIDADES 0
As aeronaves modernas dispõe de vários tipos de entradas para a pesquisa de uma pane. Alarmes visuais e aurais, mensagens de textos, cores de PB, sinóticos, simbologia de telas, flow bar, solicitações de testes via MCDU, testes em painéis dedicados, etc…
Assim para trabalharmos nos aviões modernos, precisamos estar familiarizados com essas ajudas de manutenção e saber buscar as informações que precisamos. A definição da causa raiz de uma pane, pode passar por várias etapas de pesquisa incluindo diversos tipos de ajuda de manutenção existentes no avião.
Nas aeronaves modernas, grande partes dessas ajudas ficam concentradas em um computador dedicado a manutenção e podem ser acessadas via MCDU ou por uma tela dedicada para a manutenção. Abaixo citamos alguns tipos de ajudas comumente encontradas nos aviões mais modernos.
Ajudas diretamente na aeronave:
Master Warning & Master Caution
EICAS (FWS) no EWD
Tipos de mensagens exibidas pelo EICAS
Código de cores na Linha de Aviões da Airbus
BRANCO – significa uma informação inerte;
CINZA CLARO – Para digitação, funções inoperantes, imagem do sistema e botões do VCP.
CINZA ESCURO – é usado para o botão de controle virtual (no Painel de Controle Virtual).
AMARELO – é utilizado para referências do avião, para obter informações temporária, para a configuração de reversão.
AMBAR é usado para dados de formação de gelo, para avarias detectadas, limites anormais, para parâmetros aeronave ou dados de computação fora do intervalo normal.
VERMELHO – esta associado a um alarme de urgência e reque uma ação imediata da tripulação.
MAGENTA – está associado à restrição atual.
CYAN- CYAN is dedicated to manual operations.
AZUL CLARO – é dedicado ao VCP para tornar evidente a área de exibição para gestão manual de VHF.
VERDE – é dedicado ao funcionamento automático normal e dados computados em escala normal para cada interface: Painel de controle, unidade display e MCDU..
Exemplo de Sinótico de Geração ACW e Geração Hidráulica
Exemplo de simbologia de componentes
Exemplo de página de Run-up
MCDU
Esquemático do sistema de manutenção do ATR-600
Ajudas de fora da aeronave:
Todos os manuais e sistemas dedicados a manutenção são importantes devem ser considerados. Entretanto um TSM (Trouble Schooting Manual) Manual de falhas e diagnósticos deve ser visto com mais cuidado, já que se trata de um manual específico para a análise de falhas no avião.
Introdução ao TSM
Um 00-Index está disponível com uma busca eletrônica (CTL + F) para hiperlink, para um procedimento de isolamento de falha. O TSM está divido em dois anexos;
ANEXO 1
Fornece ligações entre mensagens de falha, presentes ACMS / AVS / RELATÓRIO LAST LEG ou no menu MANUT e deck de voo para efeito de uma ação de manutenção (descrição da falha, o procedimento de resolução de problemas, referência.
ANEXO 2
Fornece informações para ajudar operador em uma rotina de Trouble Shooting. O objetivo do anexo 2 é eliminar ou confirmar alguns alertas detectados e procedimentos de reset e de teste da LRU do sistema se disponível de JIC…
Nas postagens seguintes, vamos falar a respeito de cada um desses meios de análise de manutenção.
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.