maio 28, 2017 DESTAQUES, NOVIDADES, SERVICING 0
ATENÇÃO: TODO MATERIAL DIVULGADO NESTE POST É SOMENTE PARA SUA INSTRUÇÃO. O USO DESTE MATERIAL, COMO MATERIAL DE SERVIÇO NA AERONAVE É CONSIDERADO CRIME FEDERAL E ESTÁ SUJEITO A LEI DE DIREITO AERONÁUTICO CONFORME EXPLÍCITO NO CBA – CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA.
PARTIDA DO MOTOR PW-127
A partida dos motores do ATR seguem um padrão definido pelo fabricante. Nas aeronaves equipadas com o propeller brake (freio da hélice), a partida é sempre feita no motor que tem o propeller brake instalado e com ele sempre aplicado (ON). Nesse caso, ativamos o “MODO HOTEL”, o motor serve com um APU para manter a climatização (ar condicionado, ventilação ou aquecimento) e a geração de corrente contínua de 28 VDC e inversor estático para fornecimento de 115VAC e 26VAC de baixa potência. Aqui no Brasil, todos os ATR que conheço tem o propeller brake instalado no motor 2, assim a partida é dada sempre no motor 2, independente do dia.
Antes de prosseguirmos com a partida do motor, vale a pena relembrar alguns itens de segurança a respeito da operação do motor.
Nota: todos os overs limites que ocorrer, serão registrados pelo sistema de manutenção do ATR.
CUIDADOS: As seguintes recomendações reduziram significativamente situações de risco quando foram implementadas.
SEGURANÇA
Nota: O controle do torque e a velocidade da hélice é basicamente conseguida através das alavancas de aceleração. Estas alavancas transmitem os comandos de entrada do compartimento de voo ao motor e hélice.
PARTIDA DO MOTOR
A partida do motor se dá em 3 etapas:
CHECK LIST
O check list deve ser lido em voz alta e confirmado colocando as mãos sobre os itens falados, e repetindo-se a correta posição do item.
Exemplo: LAND GEAR HANDLE …………………………….DOWN – coloca-se a mão sobre o alavanca do trem de pouso e repete-se DOWN.
O check list de segurança é mandatório e deve ser executado e está dividido em várias etapas:
Os procedimentos de partida, envolvem o acompanhamento dos parâmetros do motor durante a fase de partida. Uma série de callout´s devem ser falados durante a partida para que todos os ocupantes da cabine ouçam e possam saber exatamente o que está acontecendo nesta fase. Isso é um procedimento obrigatório.
Exemplo:
Antes de continuarmos com os procedimentos de partida, algumas precauções de segurança devem ser brifadas com o pessoal de solo.
2. Sobre o Jet blast gerado pelos motores
É importante orientar o pessoal de terra com relação ao correto posicionamento da GPU em relação ao avião. Também com relação a retirada da GPU, não esquecer de soltar o PB da GPU antes de solicitar para o pessoal de terra que desconecte a GPU e retire a GPU para longe do avião. Quando for liberar o propeller brake, não esquecer de informar o pessoal de terra a sua intenção de soltar a hélice. Informar o pessoal de terra sobre todos os procedimentos referentes a partida do motor e dos ensaios a ser realizados no avião até o momento em que o pessoal de terra será liberado.
Partida do motor #2
Nota: uma boa estratégia para a partida dos motores do ATR é utilizar uma posição correta para a partida. A mão direita deve ser mantida na CL enquanto a mão esquerda deve permanecer no painel de partida caso seja necessário abortar a partida. A figura abaixo exemplifica essa posição:
1. Confirme: PL em GI e CL em FUEL SO; apague todos os alertas do EWD usando o CLR no EFCP;
2. Cheque no painel central se o PB da EEC esta em FAULT ou OFF; (todas as luzes devem está apagadas);
3. Cheque no painel central se o PB da PEC esta em FAULT ou OFF; (todas as luzes devem está apagadas);
4. Set MFD para a página de motor;
5. Cheque se o propeller brake está ON;
6. Radio: set VHF – solicite autorização para o controle de solo do aeroporto;
7. Set Interfone – solicite do pessoal de solo condições para a partida;
8. Faça o teste: engine fire; loop e squib;
9. Ligue a BACON e a NAV light;
10. Selecione a bomba de combustível. Observe se RUM está aceso e se FUEL FEED LOW PR está apagada.
11. cheque de a área da hélice está livre;
12. Coloque o seletor rotativo de partida em A & B;
13. Pressione o botão de partida. A luz ON acende sobre o PB e a bandeira START acende no EWD.
14. Com 10% de NH, avance a CL para a posição FTR (Fuel ON). Se a ITT estiver com maior que 200°C, retarde a abertura da CL entre 11% e 20% conforme a temperatura ITT do motor
16. Dispare o cronômetro ao mesmo tempo em que leva a manete para FTR (Time)
17. Controle a ITT. Se a ITT subir muito rápido, retorne a CL para FUEL SO.
18. A ITT deve acontecer em menos de 10s. Caso contrário retorne a CL para FUEL SO.
19. Monitore os parâmetros de partida:
Nota 1: Temperaturas entre 840° e 950° devem ser reportadas no livro de bordo.
Nota 2: Execute um Dry Motoring após uma partida abortada por ITT elevado.
20. Monitore também: Pressão de óleo, Fuel Flow, Start Cut Out e temperaturas do óleo do motor e do start.
21. Quando a NH atingir 45%, o start desacopla – START CUT OUT; a bandeira de START desaparece no MFD e a inscrição ON apaga no PB de partida.
22. Pare o cronômetro;
23. Quando a partida estiver terminada e os parâmetros do motor estabilizados, retorne o Engine Start Rotary para a posição “OFF & START ABORTE”;
ATENÇÃO: Peça para o pessoal de solo desconectar a GPU e levar para longe do avião retirando da área da hélice;
Nota: Antes de levar a manete do motor 2 para a posição AUTO, não esqueça de soltar o propeller brake.
23. Solte o propeller brake: aperte o PB da AUX HYD PUMP, verifique a pressão hidráulica de 3000PSI no circuito AZUL. Aguarde o acendimento da luz READY no painel do propeller brake.
24. Movimente a chave do propeller brake para OFF. UNLOCKED se ilumina e a NP conta a RPM da hélice em mais ou menos 13%.
25. A inscrição PROP BRK se apaga no PB do painel do propeller brake e no EWD.
26. Avance a CL para AUTO após 3 minutos depois da partida (WARMING UP);
27. No MFD cheque: geração ACW em operação e circuito hidráulico AZUL com 3000PSI.
Proceda a partida do motor #1;
Na figura abaixo, o motor 2 está em LO PITCH (em AUTO) e o motor 1 em FTR.
No MFD, os motores #1 e 2# em FTR.
Fonte: Texto adaptado do manual ATR Traning Center – ENGINE RUN-UP ATR-600
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