maio 10, 2017 DESTAQUES, MOTOR, NOVIDADES 0
O MOTOR PW-127 SÉRIE
ATENÇÃO: TODO MATERIAL DIVULGADO NESTE POST É SOMENTE PARA SUA INSTRUÇÃO. O USO DESTE MATERIAL, COMO MATERIAL DE SERVIÇO NA AERONAVE É CONSIDERADO CRIME FEDERAL E ESTÁ SUJEITO A LEI DE DIREITO AERONÁUTICO CONFORME EXPLÍCITO NO CBA – CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA.
Os motores turbopropulsores do tipo PW127E, PW127F e PW127M (também chamados de turbo eixo de turbina livre), usados em diversos aviões, também são usados nas diversas versões do ATR 42/72 500/600 muito conhecidos aqui no Brasil. São equipados com dois compressores centrífugos acionados por turbinas axiais independentes, uma câmara de combustão anular de fluxo inverso e uma turbina de potência com dois estágios que proporciona o acionamento de uma caixa de redução. Esse motor possui um eixo tri-axial para funcionar todas os seus compressores e turbinas de baixa, de alta e de potência. O motor possui dois módulo: um módulo de caixa de redução e um módulo do motor. Os módulos são unidos para formar uma unidade rígida. Prevê-se a instalação de equipamentos de fuselagem quando o motor é aplicado a uma aeronave.
(1) Seção de entrada de ar – A entrada de ar consiste de uma parte dianteira da e uma parte traseira aparafusadas no conjunto do flange C.
Flange dianteiro de entrada de ar
A caixa de entrada dianteira tem o controle eletrônico do motor (EEC) e a unidade autofeather (AFU) montada no lado esquerdo e o trocador de calor de óleo com o combustível (fuel-cooler oil cooler). Os excitadores de ignição e a placa de dados do motor no lado direito. O flange dianteiro da entrada de ar tem dois suportes em elevação integrados a ele e está conectada a RGB no flange B. A parte traseira da entrada de ar une a parte dianteira com o difusor de baixa pressão (LP) na flange D. Neste estágio, existem dois rolamentos (N ° 1 e 2) e vedações para o eixo da turbina de potência. Pontos de montagem são fornecidos para os acessórios. O reservatório de óleo do motor faz parte da estrutura do motor (cárter molhado).
AFU e EEC e o reservatório de óleo com visor de nível
(2) Seção do Compressor – um compressor compreende os impulsores centrífugos independentes LP e de alta pressão (HP).
Compressor de baixa NL
Estes estão contidos na caixa do difusor LP (flange D a E) e na caixa do intercompressor (flange E a F) e na frente da caixa da geradora de gás (flange F a K). Os tubos do difusor conectam a caixa do difusor, que contém o impulsor LP, à caixa do intercompressor. Dois rolamentos de esferas (nº 3 e 4) estão alojados na caixa do intercompressor. O rolamento de rolos N ° 5 está contido na caixa do gerador de gás. Um suporte de elevação para fixação está localizado na posição das doze horas no rebordo K da caixa do gerador de gás. Uma tomada de purga de ar localizada na posição das 12 horas na caixa do intercompressor fornece ar de baixa pressão a uma válvula de purga de intercompressor montada na estrutura e para utilização no sistema de controle de ar condicionado da aeronave.
Impelidor e difusor de LP
(3) Seção de Combustão – A câmara de combustão anular de fluxo inverso está contida na caixa do gerador de gás.
Parte quente do motor – Gerador de gas
O coletor de combustível é montado em torno do exterior da caixa do gerador de gás, com bicos de pulverização fixados no revestimento da câmara de combustão.
Câmara de combustão
São proporcionadas duas saliências para fixar as velas de ignição na caixa do gerador de gás. A caixa do gerador de gás incorpora uma tomada de purga de ar através da qual o ar P3 é fornecido para utilização fora do motor para serviços do avião e quando o motor opera em baixa potência e durante a partida.
Compressor de HP
(4) Seção de Turbina – As turbinas LP e HP estão alojadas na parte traseira da caixa do gerador de gás próxima as turbinas de energia (PT) na caixa de suporte da turbina. Eixos concêntricos ligam as turbinas de potência de dois estágios à caixa de velocidades e as turbinas LP e HP de fase única aos impulsores. O eixo central PT é suportado pelos rolamentos No. 1 (esfera), No. 2 (rolete) e No. 7 (rolete). O eixo intermediário da turbina LP é suportado pelos rolamentos No. 3 (bola) e No. 6 (rolete). O eixo da turbina HP (integral com impulsor) é suportado pelos rolamentos No. 4 (esfera) e No. 5 (rolete).
Turbina de LP
Turbina de HP
Turbina Livre ou de Potência (NP) – parte dianteira
Turbina Livre ou de Potência (NP) – parte dianteira
Acionamentos de acessórios (Ref. Fig. 7) – Um veio de engrenagem cônico inclinado (5) transmite o movimento de uma engrenagem (4), fixada ao impulsor (3) à frente do rolamento No. 4, à engrenagem cônica (2) do eixo de engrenagem de acoplamento de acionamento dos acessórios (1). O impulsor de respiro centrífugo (8) está montado no eixo de engrenagem (1). Uma engrenagem reta (14) aciona o veio de transmissão da bomba de combustível (6) através da engrenagem (11), e uma outra engrenagem reta (7) engrena com a engrenagem (10) no eixo de transmissão do start gerador (9). As bombas de óleo são acionadas pelo veio de transmissão (13) através de engrenagens cônicas (12) e (15).
Caixa de Acessórios
AGB – Accessory gear box
RGB – trata-se de uma caixa de redução e caixa de acessórios ligado ao eixo de saída do motor. O eixo de saída está ligado a turbina livre ou turbina de potência. A rotação da turbina livre é de 20000 RPM com o motor a 100% de torque e ao passar pela caixa de redução é de 1200 RPM no flange da hélice. Essa velocidade é praticamente constante e é controlada mecanicamente pelo conjunto de HMU e eletronicamente pela EEC.
RGB – vista traseira
RGB – Engrenagens de entrada
Na RGB, temos ainda uma caixa de acessórios para instalação do propeller brakea a bomba hidráulica (HP) para controle da PVM (propeller module valve), a própria PVM, o governador de sobre velocidade e gerador ACW. Uma bomba elétrica de embandeiramento é suportada na RGB mas não recebe informação de velocidade da RGB. Sensores de velocidade são instalados para medir a velocidade de NP.
RGB – Caixa de Acessórios
Motor PW-127 típico
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