jun 14, 2017 COMPANHIAS AÉREAS, DESTAQUES, NOVIDADES 0
Qantas Airways é uma charmosa companhia de transporte aéreo de bandeira Australiana e é também a sua maior companhia aérea por tamanho de frota e destinos internacionais. Qantas foi fundada em Winton, Queensland, em 16 de novembro de 1920, como Queensland e Northern Territory Aerial Services Limited. O primeiro avião da companhia aérea foi um Avro 504K.
Em 1920 Queensland e Northern Territory Aerial Services Ltd teve sua sede em Winton antes de se mudar para Longreach, Queensland em 1921 e Brisbane em 1930. Quantas é a terceira companhia aérea mais antiga do mundo, depois que KLM e a Avianca. Começou os voos internacionais de passageiros em maio de 1935. O nome Qantas vem de “QANTAS”, um acrônimo para seu nome original, “Queensland e Northern Territory Aerial Services”, e é apelidada de “The Flying Kangaroo” em português: O Canguru Voador’.
Várias companhias aéreas subsidiárias operam em centros regionais e em algumas rotas troncos dentro da Austrália sob o banner Qantas Link (aviação regional). Sua subsidiária JetConnect presta serviços entre a Austrália e a Nova Zelândia, voando sob a marca Qantas. A Qantas também possui a JetStar Airways, uma companhia aérea de baixo custo que opera serviços internacionais da Austrália e serviços domésticos na Austrália e Nova Zelândia; E mantém participações em várias outras companhias aéreas da marca JetStar.
Em 1934, a QANTAS e a Imperial Airways da Grã-Bretanha (um precursor da British Airways) formaram uma nova empresa, a Qantas Empire Airways Limited (QEA). A nova companhia aérea começou operações em dezembro de 1934, voando entre Brisbane e Darwin. A QEA voou internacionalmente a partir de maio de 1935, quando o serviço de Darwin foi estendido para Cingapura e a Imperial Airways operava o resto do serviço até Londres. Após a Segunda Guerra Mundial, a ação inimiga e os acidentes destruíram a metade da frota de dez, quando a maior parte da frota foi tomada pelo governo australiano para o serviço de guerra.
No final da década de 30, a Qantas começou também a utilizar hidroaviões nos trajectos para Londres, serviço que interrompeu em 1940 devido à Segunda Guerra Mundial. Durante esse conflito, a Qantas passou a fazer voos entre a Austrália e a África do Sul, assim como assegurou o transporte de tropas australianas.
Os serviços de hidroaviões foram retomados em 1943, com voos entre o Swan River, Perth e o Lago Koggala no Ceilão (agora Sri Lanka). Isso se vinculou à British Overseas Airways Corporation (BOAC), a companhia aérea sucessora para a Imperial Airways para Londres. O logotipo do canguru de Qantas foi usado pela primeira vez na “Rota do Canguru”, iniciada em 1944, de Sydney a Karachi, onde as equipes da BOAC assumiram o resto da jornada para o Reino Unido. Após o final da guerra a Qantas começou também a utilizar aparelhos Lockheed Constellation, na nova rota para o aeroporto de Heathrow em Londres.
Lockheed Constellation
DC-3
Em 1947, a QEA foi nacionalizada pelo governo australiano liderado pelo ministro do Trabalho, Ben Chifley. QANTAS Limited foi liquidada. Após a nacionalização, a rede doméstica remanescente da Qantas, em Queensland, foi transferida para a Trans Australian Airlines, de propriedade nacional, deixando a Qantas com uma rede puramente internacional. Pouco depois da nacionalização, a QEA começou seus primeiros serviços fora do Império Britânico – para Tóquio. Os serviços para Hong Kong começaram ao mesmo tempo. Em 1957, uma sede, Qantas House, abriu em Sydney. Em junho de 1959 a Qantas entrou na idade do jato quando o primeiro Boeing 707-138 foi entregue.
Os aviões a jato entraram ao serviço da Qantas em 1959 com recurso aos Boeing 707-130. No início dos anos 70 a Qantas passou a utilizar os Boeing 747, os primeiros a ter desenhado um canguru na cauda do avião. A partir de então estes aviões passaram a constituir a base da frota da Qantas, vocacionada para voos com destinos longínquos dada a sua localização geográfica.
Em 14 de setembro de 1992, a Qantas fundiu-se com a companhia aérea doméstica nacional, a Australian Airlines (renomeada da Trans Australia Airlines em 1986). A companhia aérea começou a ser rebranded para Qantas no ano seguinte. Qantas foi gradualmente privatizada entre 1993 e 1997. De acordo com a legislação aprovada para permitir a privatização, a Qantas deve possuir pelo menos 51% de acionistas australianos. Em 1998, a Qantas co-fundou a aliança oneworld com a American Airlines, British Airways, Canadian Airlines e Cathay Pacific, com outras companhias aéreas se juntando posteriormente.
O principal concorrente doméstico da Qantas, Ansett Austrália, entrou em colapso em 14 de setembro de 2001. A quota de mercado para a Qantas imediatamente se aproximou de 90%, mas com a entrada da nova companhia aérea Budget Blue Blue no mercado interno, a quota de mercado da Qantas caiu. A Qantas criou o orçamento Jetstar Airways em 2001 para competir, e a participação de mercado do Qantas Group se estabeleceu em uma posição relativamente estável de cerca de 65%, com 30% para a Virgin Blue e outras companhias aéreas regionais que contabilizam o resto do mercado.
Qantas reviveu brevemente o nome da Australian Airlines para uma companhia aérea de orçamento internacional de curta duração entre 2002 e 2006, mas esta subsidiária foi encerrada em favor da expansão da Jetstar internacionalmente, inclusive para a Nova Zelândia. Em 2004, o grupo Qantas se expandiu para o mercado de linhas aéreas do orçamento asiático com a Jetstar Asia Airways, na qual a Qantas possui uma participação minoritária. Um modelo semelhante foi utilizado para o investimento na Jetstar Pacific, com sede no Vietnã, em 2007, e Jetstar Japan, lançado em 2012.
Em dezembro de 2006, a Qantas foi objeto de uma oferta falhada de um consórcio que se chamava Airline Partners, Austrália. A fusão com a British Airways em 2008 também não procedeu a um acordo. Em 2011, uma disputa de relações industriais entre a Qantas e o Transport Workers Union da Austrália resultou na base de todas as aeronaves Qantas e bloqueio da equipe da companhia aérea por dois dias.
Nas rotas regionais a Qantas tinha ao serviço Airbus A300 que em finais da década de 90 foram sendo substituídos pelos Boeing 767. Atualmente, para além das rotas nacionais, a Qantas voa para a Nova Zelândia, Tailândia, China, EUA, Japão, Alemanha, Zimbabwe, Indonésia, Reino Unido, Canadá, França e Brasil entre outros destinos. A companhia encomendou 12 A380, que vão operar nas rotas transpacífico entre Melbourne e Sydney até Los Angeles e Londres.
Fonte: Wikipedia EN
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