jun 12, 2017 CENTRAL DE MANUTENÇÃO, DESTAQUES, NOVIDADES 0
Quando falamos de manutenção de aviões, estamos falando de uma atividade muito complexa. Essa complexidade, envolve vários aspectos técnicos que inclui: informática, mecânica e eletroeletrônica. A manutenção dos aviões, visa além do reparo a confiabilidade e a segurança. O reparo nos aviões contemplam outros aspectos importantes, tais como:
Usar adequadamente os recursos disponíveis
Como em qualquer outra atividade técnica, a manutenção de aviões segue um roteiro pré-estabelecido de manutenção. O técnico deve:
Na indústria, vários métodos foram desenvolvidos para solucionar de uma “pane” (nome comum dado para as falhas dos aviões). Alguns desses métodos, também podem ser aplicados para se resolver panes nos aviões. O método PDCA é bem interessante para essa finalidade. Vamos dá uma olhada:
Método PDCA – muito usado na indústria
Fases do desenvolvimento de um PDCA na solução de um problema
Para a solução de problemas técnicos nos aviões, na maioria das vezes não existe um método a ser aplicado. Mas, o técnico deve seguir alguns padrões que vão agilizar a solução do problema. A primeira coisa a saber é como a pane se apresenta. Como em um avião os sistemas possuem um grande fator de integração, uma pane pode desencadear problemas que afetam vários outros sistemas, como por exemplo;
O simples entupimento de uma tomada estática, pode afetar:
Assim, o técnico deve buscar a causa raiz do problema. Com a grande integração dos sistemas, essa tarefa pode não ser uma tarefa simples. O técnico deve ter em mente que a falha raiz pode ter uma origem fora do específico considerado, como por exemplo:
Lembre-se de que uma única pane, pode desencadear vários problemas que afetam vários outros sistemas do avião.
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.