Referências:
Muitos técnicos me perguntam como entrar no pequeno círculo fechado dos mecânicos de manutenção de helicópteros. A primeira dica é conhecer a dinâmica de voo dos helicópteros e as tecnologias aplicadas nesses tipos de aeronaves. Primeiro entender, que apesar de se tratar de duas aeronaves, helicópteros e aviões são coisas bem diferentes. Cada tipo tem características próprias de operação e de manutenção.
Manutenção
Por exemplo: programas de manutenção diário e inspeções complementares (por exemplo; lavagem de compressores) são executados todos os dias nos helicópteros nos pós-voo. Inspeções de walk around são obrigatórias durante o pré-voo e o inter-voo. As inspeções programadas, começam a partir de 5, 7, 10, 25, 50 e 100h e se repetem até chegar nas inspeções maiores de 400/500/600 e 1200h onde se desmonta praticamente todo o helicóptero. Inspeções de 3600h, 5200h podem demorar de 3 a 6 meses para ser executadas devido a sua alta complexidade e meticulosidade de inspeção nas estruturas e sistemas do helicóptero. Além disso, se o helicóptero não voar as horas para cumprir suas inspeções programadas por hora de voo, um conjunto de inspeções de calendário é aplicado.
Operação
Do mesmo jeito que o piloto de avião não pode pilotar um helicóptero sem o devido treinamento, um MMA (Mecânico de Manutenção Aeronáutica) também não deve trabalhar em helicópteros sem um treinamento adequado. O foco da manutenção dos helicópteros é diferente do foco da manutenção dos aviões comerciais ou executivos. Devido as suas características próprias de operação e funcionamento, a manutenção é parte importante da segurança de voo e os despachos MEL (Mínimum Equipament List) por exemplo, são muito restritos nas operações de helicópteros. Os helicópteros precisam de mecânicos com “olhos clínicos”. Uma rachadura pouco perceptível em uma pá ou cabeça de rotor, pode se transformar em um acidente catastrófico.
O Curso
No Curso de Especialização em Helicópteros, tratamos de todos esses assuntos e muitos outros que são inerentes a operação e a manutenção dos helicópteros. Assim, para quem almeja entrar nesse círculo, fazer esse curso é o melhor caminho. Fazer cursos de helicópteros (Cursos de Aeronaves) não coloca o técnico no status de especialista no assunto pois não vai elucidar os problemas inerentes a operação e manutenção dos helicópteros. O nosso Curso de Especialização abre um caminho para que o técnico se prepare nesse universo e assim ele possa depois complementar seu aprendizado com os cursos de aeronaves. Um empresário não vai arriscar seu patrimônio contratando técnicos sem conhecimentos do assunto. Helicópteros custam muito caros para ser tratados com negligência.
Algumas empresas no Brasil, por falta de escolas especializadas em helicópteros, fazem seu próprio treinamento para adequar mecânicos de avião em mecânicos de helicópteros. O problema é que você teria que ser aceito primeiro nessas empresas. A própria Helibrás (Airbus Brasil) promove isso até os dias atuais. Mas, ser aceito depende de alguns requisitos a ser cumprido.
Nós da CTE-BR disponibilizamos o Curso de Especialização em Helicópteros desde 2003 de modo pontual. Atualizamos o curso e mais uma vez vamos colocar à disposição dos interessados no formato EAD/On-line por um pequeno valor de investimento. Temos certeza de que você irá gostar muito se participar do nosso curso, ainda mais se helicópteros for a sua paixão.
O Futuro
A CTE-BR também já está se preparando para as novas tecnologias que devem surgir a partir de 2025, a tecnologia das aeronaves elétricas do tipo drone para transporte de pessoas. Essas aeronaves serão diferentes dos aviões e dos helicópteros atuais. De qualquer modo, os três tipos de aeronaves, aviões, helicópteros e drones, não são tecnologias conflitantes nem de substituição uma da outra. Cada tipo de aeronave tem sua proposta bem definida e terá seu lugar no mercado.
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.