Os cursos de capacitação na área aeronáutica da CTE-BR são ministrados na modalidade livre de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 141.1 (b):
“Cursos não previstos no RBAC nº 61, RBHA nº 63 (ou RBAC que vier a substituí-lo) ou RBAC nº 65 podem ser ministrados livremente sem necessidade de cumprir com o RBAC nº 141.”
Um curso de modalidade livre é aberto a comunidade e não requer formação específica anterior, sendo a matrícula condicionada à capacidade de aproveitamento do curso e não necessariamente ao nível de escolaridade (Art. 42 da Lei 9394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Embora seja aberto a comunidade, o público alvo dos nossos cursos são pilotos, mecânicos de manutenção aeronáutica, engenheiros, profissionais da indústria aeronáutica, estudantes da área de ciência e tecnologia ou pessoas que buscam capacitação nestas áreas.
Estes cursos não têm o objetivo de conceder licenças ou habilitações para exercer profissões específicas como piloto, mecânico de voo, comissário de voo, despachante operacional, mecânico de manutenção aeronáutica ou engenheiro.
Apesar disso, estes cursos são extremamente relevantes, são exigidos para o trabalho do mecânico e reconhecidos pelo mercado de trabalho, sendo um diferencial para quem completa o curso e adquire esses conhecimentos.
A CTE-BR emite um certificado de conclusão para os alunos que obtém o aproveitamento mínimo requerido pelo programa do curso.
Para mais informações sobre a legislação aeronáutica confira os regulamentos abaixo no site da Agência Nacional de Aviação Civil (www.anac.gov.br).
RBAC no 61 – LICENÇAS, HABILITAÇÕES E CERTIFICADOS PARA PILOTOS.
RBHA no 63 – MECÂNICO DE VOO E COMISSÁRIO DE VOO.
RBHA no 65 – LICENÇAS, HABILITAÇÕES E REGRAS GERAIS PARA DESPACHANTE OPERACIONAL DE VOO E MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA.
RBAC no 141 – CERTIFICAÇÃO E REQUISITOS OPERACIONAIS: CENTROS DE INSTRUÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL.
CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DOS CURSOS
Para ministrar esses cursos, a nossa Escola dispõe de instrutores com capacidade técnica comprovada, habilitados na área de aviação pela ANAC ou por órgão Internacional similar e possui os cursos pretendidos, ministrados por fabricantes dos aviões, helicópteros e motores ou fez o curso em escolas autorizadas pelos fabricantes ou órgão similar.
Os cursos ministrados pela CTE-BR sege as grades propostas pelos fabricantes e tem cargas horárias compatíveis com os propósitos do curso.
O curso ministrado para empresas, obedece as normas do sistema de treinamento homologado da empresa, nas categorias: RBAC 91, RBAC 121, RBAC-135 ou RBAC 145, aprovados pela ANAC.
Todos os nossos instrutores tem formação acadêmica superior, são habilitados pela ANAC e possui longos anos de experiência na aviação.
INSTRUTORES EM AÇÃO
Aula prática de motores
Curso de Run-UP em Simulador Classe D
Curso teórico em Sala de Aula
Sobre os Objetivos dos Cursos CTE-BR
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.