maio 29, 2017 DESTAQUES, MOTOR, NOVIDADES 0
Pratt and Whitney PT6C-67C
O motor PT6C-67C/D incorpora quatro estágios de compressor axial e um estágio de compressor centrífugo e uma turbina geradora de gás de um estágio. Uma unidade de alta voltagem com dois ignitores são utilizadas na partida do motor. Um controlador eletrônico digital com auxilio de um sistema Eletro-hidro-mecânico (FMM) assegura o controle preciso de alimentação do motor produzindo uma resposta rápida para qualquer demanda de potência. O motor é do tipo com tanque integrado (carter molhado) e o tanque fica localizado entre a entrada de ar e a caixa de acessórios do motor.
MOTOR PT6C-67C
O óleo pressurizado lubrifica todos os rolamentos e as partes do motor para provê lubrificação e resfriamento. O óleo é oriundo de uma bomba de pressão e distribuído por bicos pulverizadores de óleo.
MOTOR PT6C-67C em corte
O ar admitido pelos compressores passa por uma entrada anular. Uma tela envolta ao redor do motor previne a entrada de partículas pesadas ou detritos para dentro do motor. O compressor axial sub-alimenta o compressor centrífugo. O ar comprimido é direcionado por tubos difusores que mudam de direção em 90 graus. Este ar em alta-pressão que chega à câmara de combustão é utilizado no processo da queima e refrigeração.
Entrada de ar
A câmara de combustão tem perfurações de vários tamanhos e isto permite a entrada do ar que vem dos compressores. O fluxo de ar muda de direção em 180 graus antes de ser misturado ao combustível. O combustível é borrifado por 14 bicos injetores formando assim um fluxo reverso e anular a câmara de combustão. Os 14 bicos injetores de combustível são montados ao redor da câmara de combustão. Os bicos são supridos de combustível pela fuel manifold e dentro de cada bico existe um divisor de fluxo.
Fluxo de ar na câmara de combustão
Duas velas ignitoras de alta potência produzem a faísca para inflamar a mistura ar combustível. Quando a combustão é iniciada os ignitores são desligados. O resultado da expansão dos gases é direcionado por um duto para a turbina geradora de gás e a turbina livre. A expansão dos gases oriundo da câmara de combustão são revertidos de direção e saem pela descarga passando primeiro pela turbina geradora de gás de um estágio e depois são direcionadas por alhetas guias (stator) que corrigem o ângulo para ter um perda mínima de energia.
Câmara de combustão
A expansão dos gases continua e chega ao primeiro estágio da turbina de potência direcionado por aletas guias (stator) e depois para o segundo estágio também direcionado por aletas guias (stator). A exaustão dos gases finalmente é direcionada para atmosfera através do duto de descarga. A turbina de potência gira o eixo localizado na parte dianteira do motor. O eixo de saída inclui um dispositivo equipado com um sensor que mede o torque do motor e envia para EEC (engine eletronic control) e provê uma informação precisa para o piloto na cabine.
Expansão dos gases – duto de saída
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
ago 03, 2024 1
jan 20, 2024 0
out 10, 2021 0
out 10, 2021 0
• Os cursos têm a finalidade de proporcionar e manter os conhecimentos e a proficiência já requerida para a manutenção segura dos helicópteros em geral para que o curso se refere.
• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.
• Criar condições de atitude e de compreensão técnica por parte de cada participante, da importância e da visão e do raciocínio estratégico sobre a segurança das operações com helicópteros.
• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.
• Criar condições para adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente em busca da segurança de voo, através de reciclagens periódicas e de uma consciência aeronáutica sempre presente.