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MBB BO-105

jun 24, 2017 DESTAQUES, HELICÓPTEROS, NOVIDADES 0


O Messerschmitt-Bölkow-Blohm Bo 105 é um helicóptero leve, de dois motores multiusos desenvolvido por Bölkow de Ottobrunn, na Alemanha. Ele mantém a distinção de ser o primeiro helicóptero com dois motores do mundo, e é o primeiro helicóptero que poderia realizar manobras de acrobacias aéreas, como loops invertidos. O BO-105 possui um revolucionário sistema de rotor rígido, naquela época uma inovação pioneira em helicópteros quando foi introduzido em serviço no ano de 1970. A produção do Bo 105 começou no Messerschmitt-Bölkow-Blohm (MBB).

Em 1964, o trabalho de desenvolvimento começou em Bölkow sobre o helicóptero que se tornaria o BO-105, embora o trabalho sobre o rotor rígido que ele usaria já tivesse começado. Em 16 de fevereiro de 1967, o segundo protótipo do BO-105A realizou seu primeiro voo em Ottobrunn, na Alemanha; A primeira manifestação pública foi realizada em maio de 1967. O programa de teste foi dividido em etapas, pois o Bo 105 compreendeu uma nova estrutura, novo sistema de rotor e um novo motor; Assim, o protótipo do Bo 105 foi inicialmente equipado com um rotor principal do helicóptero Scout da Westland Helicopter e um par de motores de turboeixo Allison modelo 250 C 18 e depois o 250 C-20 na produção em série do BO-105.

Sud Aviation (atual Airbus) trabalhou com a Bölkow no desenvolvimento do helicóptero; Um helicóptero Alouette II foi modificado com o rotor do BO-105 e usado para testar seu envelope de desempenho. O terceiro protótipo do Bo 105 foi equipado com os motores de turboeixo MAN Turbo 6022 de produção inicial; Um total de seis pré-produção BO-105 S foram construídos para testes.

No Brasil várias empresas aéreas trabalharam com o BO-105, mas a Helivia Táxi Aéreo usou com sucesso por muitos anos o BO-105 em operações inshore na Amazonas, até meados de 2012 quando parou suas atividades. Os três helicópteros que aparecem nas fotos abaixo, pertencem a Helivia e foram fotografados por Tonga, seu principal mecânico.

 

Fotos feitas por Tonga em Macaé-RJ e Coari-AM.


AGUSTA WESTLAND AW-139 EC-135 (H-135)

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Sobre os Objetivos dos Cursos CTE-BR

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• Contribuir com a democratização de conhecimentos e de ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades/capacidades de manutenção de helicópteros visando assegurar níveis máximos de segurança de voo.

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• Possibilitar o conhecimento técnico dos principais sistemas e componentes dos helicópteros e da sua forma de operação segura bem como a preocupação com a sua manutenção e suas inspeções diárias e programadas.

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