maio 02, 2017 AVIÕES, DESTAQUES, NOVIDADES 0
ATR – AVIONS DE TRANSPORTES REGIONAIS
A ATR é uma aeronave bimotor, com capacidade para 50 passageiros (ATR 42) ou até 74 passageiros (ATR 72), produzida pela fabricante francesa / italiana ATR, Avions de Transportes Regionais, joint-venture do Grupo Airbus e Finmeccanica (ex-Alenia Aeronáutica).
O ATR é um velho conhecido aqui no Brasil. Opera desde a década de 80 e tem sua frota atual no Brasil com cerca de 70 aeronaves. A maior operadora de ATR no Brasil é a Azul Linhas Aéreas Brasileira. As outras operadoras de ATR no Brasil são a Passaredo, a Total e a Flyways.
DIMENSÕES
O ATR teve uma evolução tecnológica regular iniciada em 1985 com o ATR 42-300; em 1987, teve a potência dos motores aumentada passando para a versão ATR 42-320; em 1989, surgiu o ATR 72 sendo uma versão esticada do ATR 42. Em 1995 surgiu o ATR 42-500 e em 1997 o ATR 72-500 ambos usando o motor PW 127. As versões atuais são o ATR 42-600 e o ATR 72-600 colocado em operação em meados de 2000. Nessa última versão, o ATR mudou seu painel de instrumentos para uma versão glass cockpit de última geração fabricada pela Thales. Essa mudança colocou o ATR em igualdade com outros aviões comerciais de grande porte principalmente em termos de recursos de navegação e de manutenção assistida por computador.
O ATR possui ainda outros itens importantes em seus sistemas como por exemplo: o MFC (Multi Funtion Computer) que controla, autoriza e monitora a maioria dos sistemas do avião; o MPC (Multi Purpose Computer) que recebe todas as informações e alertas de manutenção dos diversos sistemas do avião e envia para as telas de manutenção do MCDU (Multi-Purpose Control Display Unit) e ainda para gravador de dados do avião (FDR – Flight Data Record) e para o cartão PCMCIA (QAR/DAR). As telas de manutenção do MCDU no menu ACMS, permite ao operador fazer consulta, tirar relatórios, efetuar testes de sistemas e interagir com os diversos sistemas do avião para verificação de falhas e alertas de limites.
Internamente, o ATR recebeu um novo sistema de iluminação, novo revestimento, novos assentos e um sistema de insonorização na estrutura para diminuir o ruído externo. A PEC e a hélices de 6 pás também colaboram para diminuir o ruído interno, que é considerado o menor para um turbo hélices nessa categoria.
NOVO INTERIOR
Ao nível do motor, o PW 127 recebeu uma nova EEC (Engine Electronic Control) para o controle total do sistema de combustível e uma PEC (Propeller Electronic Control) para o controle automático do passo de hélices. Um gerenciador de potência do motor integrado com a EEC e a PEC, faz o controle de combustível e passo de hélices para as diversas fazes do voo evitando do piloto ter que fazer esse controle manualmente.
NOVOS MOTORES E HÉLICES DE 6 PÁS EM MATERIAL CONJUGADO
No ATR-600, cockpit mudou totalmente em relação aos ATR mais antigos. Agora na concepção glass cockpit, o painel se compõe de 5 telas de LDC de 10 polegadas contendo todas as informações de do avião, de navegação e do motor. As telas estão dispostas da seguinte forma: 2 telas PFD, 2 Telas MFD e 1 tela EWD.
CABINE GLASS COCKPIT
As telas PDF trazem informações sobre o avião tais como: ADI (indicador de atitude e derrapagem), HSI (indicador de situação horizontal), informações de frequências de rádio, bússola, indicador de derrapagem, indicação de ADF, VOR, ILS e informações de velocidade, tais como: VS, IAS e altitude.
PAINEL PRINCIPAL DO ATR-600
As telas do MDF são de múltiplas funções: na parte superior a tela do MFD pode ser do tipo ND (navigation display), Perf Init, Map, Miscellaneous e Sistem Display. A parte inferior, pode ser VCP e informações de temperaturas. A tela System Display, apresenta 16 sistemas do ATR. Isso é de grande valia para a manutenção que pode acompanhar a evolução de um sistema em tempo real enquanto o sistema estiver funcionando.
MFD – SITEMAS NA PARTE DE CIMA E VCP EMBAIXO
O VCP contido no MFD, proporciona no ATR uma nova forma para se acessar as frequências do sistema de rádio comunicação (COM), navegação (NAV) e de vigilância (ATC) que passou a ser de sintonia virtual.
MPC – MULTI-PURPOSE CONTROL PANEL
A sintonia dos rádios pode ser feitas no MCDU ou pelo MCP (Multi-Purpose Control Panel). Assim, o piloto não necessita manipular equipamentos de rádio na cabine do avião, fazendo isso de forma virtual ou incluindo as frequências no plano de voo. Isso diminui bastante a carga de trabalho de cabine.
A tela do EWD traz na sua parte superior as informações primárias do motor, tais como: Torque, NP e ITT além de mensagens de outros sistemas como por exemplo: propeller braker, Loop, SG CHN, Low Pitch, etc. Mostra informações sobre os compensadores dos comandos do voo, Elevator, Aileron e Rudder e posição dos Flaps, uma área de mensagens e um painel de dados permanentes para temperatura e pressão atmosférica. Na parte inferior, nós encontramos o FWS (Fligth Warning System) que serve para apresentar as falhas de sistemas do tipo Warning e Caution, o painel de procedimentos para falhas e o check list.
TELA EWD – MOTOR E COMANDOS DE VOO EM CIMA
FWS E PROCEDURES EM BAIXO
Para encerramos esse post, podemos afirmar que o ATR é hoje o que existe de melhor em tecnologia aplicado ao um turbo hélices, tornando-o um avião com alto nível de segurança, de conforto, com grande confiabilidade sem contar com o baixo custo operacional.
Existe atualmente um projeto em andamento para melhorias na família ATR. Trata-se do ATR 92, com uma estrutura maior, nova motorização e hélices de 8 pás, etc… Por enquanto é somente uma ideia da Airbus mas, até onde sei, não tem nada consolidado.
Para o ATR-600, nós atribuímos a nota máxima para um avião nesta categoria: “five star”. Futuramente, lançaremos outros post´s sobre os sistemas do ATR. Aguardamos você!
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