Como funciona um assento ejetável?
O assento de ejeção é uma catapulta balística equipada com um sistema de foguete que dá ao piloto um meio de fuga rápido e seguro de uma aeronave.
Assento Martin-Baker modelo Mk8L
O sistema do assento inclui um sistema de iniciação que ejeta o canopi, posiciona o piloto para a ejeção e dispara a catapulta do assento. Os pontos duros na parte superior do assento permitem o assento ejetar através do canopi (a parte que cobre a cabine de pilotagem nos aviões de caça), caso ele não seja ejetada anteriormente.
Ejeção de assento equipado com foguete
À medida que o assento sai da aeronave, um motor de foguete na parte inferior do assento é disparado. Em seguida, um mecanismo drogue é disparado para abrir os paraquedas de “drogue”, dois pequenos paraquedas que mantém a cadeira na posição vertical após a ejeção e ativa algumas funções da cadeira. Estes paraquedas permanece preso ao topo do assento e servem também para ajudar a abrir o paraquedas principal, dependendo da altitude e do número de “g” (força da gravidade) aplicado ao assento. Uma liberação automática por tempo, abre o contêiner do paraquedas principal libera o paraquedas principal.
Operação do sistema
Antes do voo, a manopla de ejeção é mantida na posição SAFE. Nesta posição, a porção visível da alça é de cor branca e “marcada como SAFE”. Quando a aeronave estiver pronta para o voo, o piloto define a alça do para a posição ARMED. Nesta posição, a porção visível da alça é colorida com marcações amarelas e pretas e “marcada como ARMADA”. A sequência de ejeção começa quando o piloto puxa a alça de controle de ejeção. O movimento ascendente da alça remove dois arrancadores do iniciador do assento e dispara dois cartuchos com o iniciador do assento.
Sequência de queima
O gás balístico gerado pelo cartucho direito dentro do iniciador do assento aciona o extrator do pino. O gás também ativa o iniciador do cabo de detonação protegido (SMDC). O SMDC então ativa o sistema “amigo” de identificação da aeronave ou a unidade de “inimigo” (IFF) e o sistema de descarte do canopi. Além disso, ativa o cartucho do carretel de inércia e o iniciador de atraso de 0,3 segundos. O gás balístico gerado pelo cartucho esquerdo dentro do iniciador do assento inicia o iniciador de atraso de 0.3 segundos. A pressão do gás balístico de qualquer iniciador de atraso de 0,3 segundos acende o cartucho primário dentro da catapulta.
Disparo Catapulta e Movimento Inicial do Assento
A pressão do gás balístico desenvolvida pelo cartucho primário da catapulta faz com que os tubos interno e intermédio dentro da catapulta aumentem a pressão e liberem o mecanismo de trava superior. Os cartuchos secundários dentro da catapulta disparam progressivamente à medida que os tubos em ascensão são expostos ao calor e à pressão do gás do cartucho primário.
O disparo progressivo dos cartuchos secundários de catapulta fornece uma pressão de gás relativamente uniforme durante a extensão da catapulta. Isso elimina forças g excessivas durante a ejeção. À medida que o assento se move para cima, o sistema de oxigênio de emergência é ativado. Uma barra de disparo retira o elo de disparo da pistola drogue e inicia um temporizador interno de 0,5 segundos. Outra barra de disparo retira o link de disparo do mecanismo de liberação de tempo. A energia elétrica e os serviços pessoais da aeronave (oxigênio e comunicação) entre o assento e a aeronave são desconectados.
Neste ponto da sequência, as linhas de retenção de perna são desenhadas para restringir as pernas do piloto a área do assento. Quando as linhas de retenção de perna ficam tensionadas, a parte superior da linha de retenção da perna corta da parte inferior, que está presa ao suporte no chão do avião.
Após 72 polegadas de extensão da catapulta, o iniciador do motor do foguete é disparado por um cabo que está preso à haste de troca da pistola. A pressão do gás balístico gerada pelo cartucho dentro do iniciador do motor do foguete é encaminhada para um mecanismo de disparo acionado por pressão localizado no motor do foguete. A chama e a pressão inflamam o grão propulsor do motor do foguete. O impulso do motor é de aproximadamente 4.500 libras e dura 0,25 segundo.
Separação de aeronaves e assentos
A separação do assento da aeronave ocorre a aproximadamente com 76 polegadas de extensão da catapulta. Neste ponto, o tubo interno se separa do tubo intermediário. O assento já está fora da aeronave. O cartucho principal da pistola drogue dispara após um atraso de 0,5 segundos para impulsionar o pistão do cano da pistola drogue. A inércia do pistão extrai o pino de fechamento da aba do paraquedas e libera o controlador de 22 polegadas. O controlador, por sua vez, libera a estabilização de 60 polegadas e o atraso na queda. O atraso de tempo de 0,5 segundos permite que o assento atinja sua altitude máxima. O assento estabilizará e desacelerará por causa dos drogues, que estão presas no banco pelo mecanismo da tesoura. A arma drogue, em seguida, desdobra os paraquedas e o paraquedas pessoal simultaneamente.
Principais partes de um assento ejetável
A liberação de tempo barostático de sensoriamento de altitude TRM evita que o temporizador de 1,5 segundos comece em altitudes acima de 11.500 pés. O lançamento de tempo barostático garante que o piloto desça rapidamente através da atmosfera superior para uma altitude mais sobrevivente. Em altitudes entre 7.500 e 11.500 pés, o atraso de tempo para a implantação do paraquedas de pessoal é controlado por um limitador de “g” interno, que interrompe a sequência de tempo até que a força de desaceleração seja inferior a 1,5 g. Isso resulta em menores cargas de abertura do paraquedas. Em altitudes abaixo de 7.500 pés, o temporizador de 1,5 segundos começa sem interrupção. Após o atraso do temporizador de 1,5 segundos, o cartucho TRM dispara. Isso libera o mecanismo de retenção superior, o mecanismo de retenção inferior, o bloqueio mecânico de paraquedas. Quando o drogue esta livre do mecanismo de tesoura, ele abre o paraquedas pessoal.
O paraquedas pessoal levanta o piloto e o kit de sobrevivência do assento e puxa os alfinetes da alça de adesivo-clip de seus clipes. Isso é necessário para garantir que a colisão entre o assento e o piloto seja evitada. A radiobaliza é ativada quando ocorre a separação do piloto e do assento. Então começa uma descida de paraquedas normal. Ao descer no paraquedas, o piloto pode puxar a alça do kit de sobrevivência para separar as metades do kit. Isso permite a liberação e a inflação automática da balsa salva-vidas. Os itens da balsa salva-vidas e do kit de sobrevivência são conectados por uma corda à tampa do kit de sobrevivência, que é anexada ao piloto.
Nem todos os assentos ejetáveis possuem foguetes propulsores. Alguns possuem apenas a catapulta e dependem da velocidade do avião para as cadeiras se afastarem da aeronave. Isso define a classificação das cadeiras ejetáveis dos aviões. Por exemplo:
Um acidente ocorrido no Brasil e 1987 no CTA exemplifica bem a diferença entre esses tipos de cadeiras ejetáveis. Um artigo no site da ABRA-PC, escrito pelo piloto Mark de Matos, diz o seguinte sobre a causa deste acidente: “o voo era um ensaio para medir os esforços no manche do T-27 em diferentes manobras. Havia um instrumento acoplado ao manche para medir a força, um manchímetro, que era preso ao lado do manche. O Rui, no táxi, fez o teste de comandos livres e comentou com o Russo (piloto atrás) que devido ao manchímetro ele tinha que colocar a cadeira o mais baixo possível, pois na decolagem se a cadeira estivesse alta o manchímetro iria interferir e impedir ele de cabrar o suficiente. Ao acionar o motor elétrico para baixar a cadeira o punho de ejeção ficou preso sobre o manchímetro e com o deslocamento da cadeira para baixo houve a ejeção involuntária.”
Infelizmente o Cap Rui Lobo veio a falecer neste acidente devido as lesões sofridas provocadas pela queda da cadeira. A altitude do avião era zero e a velocidade zero, já que o avião ainda estava no chão. O paraquedas principal da cadeira não abriu durante a ejeção involuntária devido à falta de velocidade o avião. O avião em que o acidente ocorreu era um EMB-312 Tucano, na FAB T-27, que possui dois assentos ejetáveis Martin-Baker modelo Mk8L. Estes assentos são mais simples, mais leves e mais baratos que os assentos tipo 0-0 (zero-zero). O Mk8L não possui motor-foguete e depende de uma velocidade mínima de 70 nós do avião para funcionar adequadamente. O Super Tucano, o A-1 usa o assento modelo Mk.10, que é tipo zero-zero.
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